Hub Goiás abre seleção de startups para programa de pré-aceleração

O Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador Hub Goiás abriu as portas oficialmente nesta segunda-feira, 31. O espaço, que fica no Setor Leste Universitário, em Goiânia, recebeu investimento de R$ 12 milhões do governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti).

Ao todo, serão investidos mais R$ 4,5 milhões para incentivar e acelerar novos negócios no estado nos próximos três anos. A inauguração contou com o lançamento do Madurar, primeiro programa de pré-aceleração do Hub Goiás, que vai selecionar 24 empreendimentos que desenvolvam produtos e serviços inovadores.

HUB GOIÁS

As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site http://hubgoias.org.br . Pelo site, também é possível fazer o cadastro para receber a política de uso dos espaços de coworking.

O secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, afirma que o Hub Goiás será um espaço para o desenvolvimento de negócios inovadores e de novos talentos, com ambientes gratuitos e programas de incentivo.

“Em um estado de oportunidades, não ter renda não pode ser impedimento para um talento trabalhar o seu sonho. Queremos que aqui seja o espaço para que talentos, com ou sem renda, possam ter uma ideia, tirar ela do papel e fazer nosso estado crescer”.

Para o secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o incentivo à inovação gera competitividade e crescimento para o estado, por isso, é fundamental que as empresas tenham apoio.

“O potencial que nós temos de desenvolvimento em Goiás é muito grande e focar em empresas inovadoras é o que vai garantir que este desenvolvimento acelere de forma sustentável”, disse o secretário ao defender que espaços como o Hub Goiás maximizam as chances de sucesso dos empreendedores.

Pierre Lucena presidente do Porto Digital, empresa selecionada para gerir o Hub Goiás, apresentou o trabalho desenvolvido no parque tecnológico de Recife, que foi eleito, por três vezes, o melhor do Brasil.

“O que nós queremos é colocar a alma dentro desse projeto. O Hub Goiás precisa ser um espaço de encontro de todo mundo que trabalha com conhecimento para que a gente possa potencializar isso ao máximo”.

PORTAS ABERTAS

O superintendente de Inovação do Hub Goiás, Leonardo Magalhães apresentou o plano de trabalho e ações que serão desenvolvidas, começando pelo Programa Madurar.

“O programa de pré-aceleração terá uma parte de workshops, capacitação, mentorias, avaliações e diagnósticos. O projeto também prevê trazer especialistas para fazer monitoramento junto com a gente e as startups locais”.

Também falou sobre a política para coworking. “Nós queremos juntar as grandes empresas que trabalham com inovação, que naturalmente não precisa do desconto, com startups que estão começando e não tem renda, mas podem criar uma oportunidade de conexão”.

Nos próximos meses serão lançados novos editais de incentivo à inovação, como programas GovTech, Goianas na Ciência e Inovação, e de incentivo a negócios de impacto socioambiental. Para 2023, o plano de trabalho do Hub Goiás ainda prevê várias ações, como a realização de treinamentos, capacitações, hackthons e bootcamps.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp