Prefeito Rogério destaca avanços na regularização fundiária em Goiânia

106317f1-a1e2-42ba-9200-2a1e3f3dda37

O prefeito Rogério Cruz destacou os avanços do município na área da regularização fundiária, como a entrega de 7,7 mil escrituras para famílias da Capital em 31 meses de gestão, na tarde desta quarta-feira, 02, durante a assinatura do termo de lançamento do Programa RegularizAção, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O programa vai ajudar a fornecer a documentação da casa própria para 1.400 famílias do Parque Anhanguera.

O termo de adesão de Goiânia no programa foi assinado pelo prefeito Rogério Cruz e o secretário Extraordinário de Regularização Fundiária, Carlin Café, durante solenidade realizada no Encontro Regional da Corregedoria-Geral da Justiça, no Fórum de Aparecida de Goiânia.

“Sempre tivemos um olhar especial para a regularização fundiária e não temos medido esforços para firmar parcerias que facilitem o acesso dos cidadãos à escritura da casa própria. Posso dizer com orgulho que já entregamos, até o momento, mais de 7,7 mil escrituras. Cada uma dessas escrituras é um símbolo de realização, de segurança e de um futuro mais promissor para nossos queridos cidadãos”, afirmou Rogério Cruz.

O prefeito também ressaltou a importância das parcerias com órgãos e instituições de todas as esferas para transformar Goiânia em uma cidade cada vez mais inclusiva. “Essa parceria que oficializamos hoje com o Tribunal de Justiça, além das outras que temos construído com diferentes parceiros, como o Governo de Goiás, reflete o nosso compromisso em trabalhar em conjunto. Juntos, estamos construindo uma Goiânia mais inclusiva, solidária e acolhedora para cada família que aqui resolve se firmar”, disse.

Participação fundamental

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos Alberto França, também frisou a importância do trabalho em conjunto para o sucesso do RegularizAção. Citando a presença do prefeito Rogério Cruz, Carlos Alberto França disse que a participação dos municípios é fundamental para a entrega desse benefício para sociedade.

“É fundamental para a sociedade, fundamental para os municípios e importante por demais que o Poder Judiciário possa prestar e ajudar a prestar esse serviço à sociedade goiana. Para que essa caminhada possa dar certo, precisamos contar com a parceria com os municípios. E aqui estão os representantes dos municípios de Goiânia, na pessoa do prefeito Rogério Cruz, e de Aparecida, por meio do prefeito Vilmar Mariano”, pontuou o desembargador.

O secretário Carlin Café citou, durante o encontro, que o prefeito Rogério Cruz tem dado atenção especial ao tema, inclusive elevando o status da autarquia de uma mera diretoria dentro da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) para a de Secretaria Extraordinária.

Ainda de acordo com o secretário, o número de escrituras entregues pela atual gestão, um total de 7,7 mil documentos, é superior ao número somado das três administrações anteriores, que é de cerca de 6 mil escrituras. A expectativa é de que, com a parceria firmada com o TJGO, o município consiga chegar próximo de zerar a fila de espera pelo registro da casa própria.

“A parceria com o TJ vai ser fundamental para que a gente possa, se não zerar, pelo menos aproximar de zerar a fila de espera e trazer dignidade para essas famílias. Para se ter uma ideia, em três gestões foram entregues aproximadamente 6 mil escrituras. Em dois anos da gestão do prefeito Rogério Cruz, com o Parque Anhanguera, vamos aproximar de 9 mil escrituras entregues”, comemorou Carlin Café.

Programa

O programa RegularizAção foi concebido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e visa orientar e dar celeridade às medidas relativas à Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), assegurando o direito à titulação da propriedade dos imóveis ocupados na forma prevista na Legislação.

A regularização fundiária será efetivada mediante procedimento administrativo realizado pelos municípios, como é o caso de Goiânia, que aderiram ao projeto. Serão desenvolvidas ações informativas e de capacitações voltadas a delegatários, servidores, magistrados e agentes municipais sobre os procedimentos do REURB-S no âmbito do Estado de Goiás.

O programa RegularizAção segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e será integrado ao cronograma dos Encontros Regionais da Corregedoria-Geral da Justiça, com o objetivo de atingir todas as regiões e cidades goianas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos