Influenciador goiano faz palestra em evento nacional da Downlândia, em São Paulo

O influenciador digital João Vitor de Paiva Bittencourt participou de encontro nacional promovido pela Downlândia, em São Paulo, neste sábado ,5, como um dos palestrantes. Trata-se da terceira edição do evento solidário, que aconteceu no dia 5 no Clube do SPFC – Camarote corporativo do estádio do Morumbi, com o objetivo de fornecer uma troca de informações e experiências para mães, pais e outros familiares que lidam com o diagnóstico da trissomia 21.

Com tema “Somos todos EXXXTRAordinários”, contará com palestrantes profissionais especializados na Trissomia do Cromossomo 21, que trataram de assuntos como o momento da notícia referente ao diagnóstico para os pais, além de influenciadores com Síndrome de Down, que fizeram uma troca de experiências e acolhimento. O projeto foi fundado com o propósito de descomplicar a Trissomia 21.

João Vitor é um estudante de Educação Física da PUC-Goiás que ganhou grande visibilidade nas redes sociais nos últimos três meses. O Instituto ManoDown o apontou como um dos cinco mais importantes influenciadores com deficiência do Brasil. Hoje, ele tem mais de 240 mil seguidores

Sem fins lucrativos, o projeto Downlândia foi fundado em janeiro de 2021, por Ana Paula Camilo, mãe do Lucca, Monise Sbrissa, mãe do Joaquim e Pâmela Galvão, mãe da Mel, que têm síndrome de Down. O propósito do instituto é descomplicar a Trissomia 21 por meio de informações, parcerias, trocas, muito amor e inclusão.

Destinado a gestantes, pais, filhos e a sociedade como um todo, após 2 anos de fundação, o projeto já acolheu dezenas de famílias em seus grupos de apoio e eventos, além de proporcionar inclusão em palestras corporativas e acolhimento em parceria com maternidades e hospitais.

Além do influenciador goiano, deram palestras nessa edição o diretor de cinema Alex Duarte, o geneticista Zan Mustacchi (Cepec), Fábio Watanabe (pediatria inclusiva), as influencers Hey Viti, Cacai Bauer, a modelo internacional Maju de Araújo, Enrico, Valentina Falanga, o SupeRafa, atleta da seleção brasileira de futsal, Pietra Silvestre, o endocrinologista pediátrico Aleksandro Ferreira da Elo 21, a fisioterapeuta Roberta Mustacchi (Cepec), Gabriel Downlícia (vai levar o carrinho de brigadeiros) e Ângela Dariva, mulher de Túlio do Jota Quest.

João Vitor falou sobre a experiência como influenciador, da vida escolar na faculdade de Educação Física na PUC-GO, e do desenvolvimento cognitivo dele, além de dar uma mensagem de esperança para as familiares de pessoas com síndrome de down, que lotaram o evento.

O influencer goiano recebeu tratamento de pop star, posou para dezenas de fotos e deu autógrafos. Pais e mães também se emocionaram ao encontrá-lo, com depoimentos marcantes de que, como ativista da causa da inclusão social, serve de exemplo e inspiração para os filhos e famílias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Suspeitos de morte de turista em Jericoacoara são identificados

Suspeitos Identificados na Morte de Turista em Jericoacoara

Na sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Ceará anunciou que identificou os suspeitos envolvidos no assassinato do turista Henrique Marques, de 16 anos, encontrado morto após desaparecer em Jericoacoara. O caso chocou a comunidade local e atraiu a atenção nacional devido à brutalidade do crime.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSDPS), as investigações continuam para localizar e capturar os responsáveis. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também participa da apuração e imagens de câmeras de segurança estão utilizadas na investigação.

Motivação do crime

A motivação do crime ainda não foi descoberta pela Policia Civil. No entanto, o pai da vítima, Danilo Martins de Jesus, acredita que o assassinato foi cometido após o filho tirar uma foto fazendo um gesto, que seria de uma facção rival dos suspeitos envolvidos no caso e ligada ao PCC.

A hipótese não foi confirmada pela Polícia Civil.

Caso

Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, desapareceu na última terça-feira, 17. Segundo o pai da vítima, o filho teria retornado sozinho para o hotel onde estavam hospedados, com o intuito de carregar o celular e descansar para a viagem de volta a São Paulo, marcada para o dia seguinte.

O pai informou que voltou ao hotel horas depois e não encontrou o filho, passando a fazer buscas pelo adolescente na região. Henrique foi encontrado no dia seguinte, próximo à Lagoa Negra, já morto.

Danilo foi até a polícia denunciar o caso, mostrando um vídeo para a polícia onde o filho aparece sendo rendido e arrastado por pelo menos sete pessoas. As cenas foram filmadas por câmeras de segurança de um estabelecimento próximo ao local.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp