Os próximos dias em Goiás prometem ser de muito calor. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), cidades goianas podem registrar 43ºC durante a segunda quinzena de agosto.
As regiões mais propensas a atingirem essa temperatura são o norte e oeste, em municípios como Porangatu, Aragarças, Minaçu e São Miguel do Araguaia.
Já a umidade anda na contramão da temperatura, e pode chegar ao nível de 12%. “No caso do nosso Cerrado, a umidade relativa do ar anda na contramão da temperatura. Quanto maior a temperatura, menor a umidade”, explicou o diretor da Cimehgo, André Amorim ao G1.
As temperaturas devem sofrer um aumento devido a influência do fenômeno El Ninõ, uma vez em que ele ‘’esquenta’’ as águas do Oceano Pacífico Equatorial. “Vai voltar a chover no sul do país e na parte centro-norte do país fica mais seco. O El Niño favorece uma área que estava muito ruim e desfavorece para nós, deixando mais seco”, completou.
O diretor pontua ainda que, devido ao aumento da temperatura e redução da umidade, a probabilidade de chuva no estado é remota, com uma pequena chance em parte do oeste e sul do estado.
Tempo nos próximos dias
Em relação a capital, a semana deve ser de bastante calor e se probabilidade de chuva, mantendo a umidade na casa dos 21%.
Nesta segunda-feira, 7, Goiânia deve registrar mínima de 16º e máxima de 34º, sem nuvens no céu e noite de tempo aberto. Já Aparecida de Goiânia e Senador Canedo mantém temperatura na mínima de 15ºC e máxima de 34ºC.