O presidente da Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa), Manoel de Castro, e a diretora de Unidades Socioassistenciais da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Roberta Wendefort, inauguram, nesta quinta-feira, 10, às 9 horas, a Pedra 80, um espaço destinado ao Banco de Alimentos no Mercado do Produtor.
O local foi doado pela Ceasa ao Banco de Alimentos e visa dinamizar o processo de doação e coleta dos produtos arrecadados no entreposto, já que o doador terá um espaço fixo para entregar os donativos. O Banco vai ainda disponibilizar para o local um representante apto a fazer a coleta imediata.
BANCO DE ALIMENTOS
Por meio da parceria Ceasa Goiás/Banco de Alimentos da OVG, quatro mil famílias de baixa renda, além de instituições filantrópicas, são atendidas mensalmente com donativos doados por produtores do entreposto, que repassaram ao Banco os produtos que não foram comercializados na manhã.
De acordo com o gerente da Divisão de Atendimento ao Produtor da Ceasa Goiás, Levi Nunes Lagares, fatores como clima e sazonalidade acabam, em algum momento, por reduzir a coleta, e a iniciativa da Pedra 80 ajudará a repor algumas possíveis perdas.
“Com a Pedra 80, o processo de coleta na Ceasa será mais eficaz, pois atenderá aquele produtor que não tem como esperar muito para doar. E nós, do Banco de Alimentos, juntamente com a Ceasa/GO, pensaremos outras ações para aumentar ainda mais as doações”, afirma Lainon Moreira de Medeiros, coordenador do Banco de Alimentos.
Dentro da estratégia de aproximação, a meta é que o operador do Banco de Alimentos esteja em contato mais direto com o produtor. Haverá a sinalização da Pedra 80 com pintura e, no local, serão disponibilizadas caixas para depósito das doações.