Em busca de promover um sistema de controle para a construção de uma gestão pública cada vez melhor em Goiás, a Controladoria-Geral (CGE) mobilizou municípios e órgãos interessados na criação do Conselho Estadual de Controle Interno de Goiás (Coneci).
O lançamento será nesta quinta-feira, 10, às 9 horas, no Auditório do Sebrae, em Goiânia.
CONTROLE INTERNO
O Coneci-GO atuará na promoção de intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações entre os 25 membros, com o objetivo de criar e promover sistemas e controle entre o Estado e os municípios. Além disso, busca estimular a participação social e o combate à corrupção, que são metas em todas as iniciativas da CGE.
O evento de lançamento será conduzido pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM), Joaquim Castro. Além da formalização do Coneci-GO, com a assinatura da ata de fundação, os membros ainda elegerão a diretoria que coordenará as ações do conselho.
CONTRIBUIÇÕES
A criação do Conselho Estadual de Controle Interno de Goiás é um marco na administração do Estado de Goiás. Tanto que reunirá nomes de referência no assunto em todo país, como o superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) em Goiás, Adenísio Alvaro Oliveira de Souza; o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle; e o secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata.
Participarão ainda, compartilhando suas experiências, a secretária da Controladoria-Geral de Pernambuco, Érica Lacet; e o auditor-geral da Bahia, Luís Augusto Peixoto Rocha; o controlador-geral do município de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz; controladora-geral de Santa Catarina, Victória Vilvert; e a professora especialista em Compliance, Roberta Carneiro Föppel.