Goiás vai lançar Conselho de Controle Interno

Em busca de promover um sistema de controle para a construção de uma gestão pública cada vez melhor em Goiás, a Controladoria-Geral (CGE) mobilizou municípios e órgãos interessados na criação do Conselho Estadual de Controle Interno de Goiás (Coneci).

O lançamento será nesta quinta-feira, 10, às 9 horas, no Auditório do Sebrae, em Goiânia.

CONTROLE INTERNO

O Coneci-GO atuará na promoção de intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações entre os 25 membros, com o objetivo de criar e promover sistemas e controle entre o Estado e os municípios. Além disso, busca estimular a participação social e o combate à corrupção, que são metas em todas as iniciativas da CGE.

O evento de lançamento será conduzido pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM), Joaquim Castro. Além da formalização do Coneci-GO, com a assinatura da ata de fundação, os membros ainda elegerão a diretoria que coordenará as ações do conselho.

CONTRIBUIÇÕES

A criação do Conselho Estadual de Controle Interno de Goiás é um marco na administração do Estado de Goiás. Tanto que reunirá nomes de referência no assunto em todo país, como o superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) em Goiás, Adenísio Alvaro Oliveira de Souza; o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle; e o secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata.

Participarão ainda, compartilhando suas experiências, a secretária da Controladoria-Geral de Pernambuco, Érica Lacet; e o auditor-geral da Bahia, Luís Augusto Peixoto Rocha; o controlador-geral do município de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz; controladora-geral de Santa Catarina, Victória Vilvert; e a professora especialista em Compliance, Roberta Carneiro Föppel.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos