Prefeitura de Goiânia tem agenda cultural com 12 eventos gratuitos até o próximo domingo, 13

A Prefeitura de Goiânia preparou uma agenda cultural com 12 eventos gratuitos até o próximo domingo, 13. A programação, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), inclui o Festival Goiânia Humor em Cena, Chorinho, Circuito Goiânia de Todas as Cores, Circuito Cultural, Feira de Antiguidades e evento na Praça do Ipê.

A segunda edição do Festival Goiânia Humor em Cena é realizada desde a última terça-feira, 08, com oficinas, mostra de cinema e apresentações de shows, no Memorial Iris Rezende Machado, conhecido como Casa de Vidro. A programação ocorre até sexta-feira, 11, sempre a partir das 14 horas, com ingressos disponíveis na bilheteria a partir das 13h.

Para os amantes de samba e choro, o já tradicional evento Chorinho será nesta sexta-feira, 11, a partir das 19 horas, com shows do Núcleo de Choro Basileu França e do Grupo Dengo. Já no Cine Ouro, na mesma data e horário, acontece uma oficina de Vogue, como parte da programação do Circuito Goiânia de Todas as Cores.

No sábado, 12, às 8 horas, tem Circuito Cultural, um passeio de van saindo da Antiga Estação Ferroviária, passando por diversos pontos da cidade reconhecidos como patrimônio cultural. No sábado, a Secult está com programação especial pelo aniversário do Residencial Itaipu, com oficina de contação de história e shows musicais durante todo o dia.

Já no domingo, 13, tem evento cultural na Praça do Ipê, no Setor Bueno, e Tenda Cultura na Feira de Antiguidades, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste.

“Todos os eventos promovidos pela Secult são gratuitos e nós fazemos questão de sempre oferecer o melhor para nossa comunidade. Tem eventos para todos os gostos e idades, ressalta o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

Agenda Cultural – 8 a 13 de agosto

8, 9, 10 e 11/08 – Festival Goiânia Humor em Cena – Memorial Iris Rezende Machado (confira programação no feed @secultgoiania)

11/08 – Chorinho – 19h – Antiga Estação Ferroviária
Shows com Núcleo de Choro Basileu França e Grupo Dengo

11/08 – Oficina de Vogue – Circuito Goiânia de Todas as Cores – 19h – Goiânia Ouro

12/08 – Circuito Cultural – 8h – Antiga Estação Ferroviária

12/08 – Tenda Gospel – Apresentações de teatro, dança, música e performances – 8h às 12h – Praça Princesa Isabel – Parque Industrial João Braz

12/08 – 10h – Apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia no Aniversário do Residencial Itaipú – Praça Princesa Isabel – Parque Industrial João Braz

12/08 – Caminhada Trans – 14h – Circuito Goiânia de Todas as Cores – Saída do Beco da Codorna – Centro

12/08 – Oficina de Contação de Histórias – 14h às 18h – Goiânia Ouro –Cine Goiânia Ouro

12/08 – Sessão de Cinema – 18h – Praça de Esportes – Residencial Itaipú

12/08 – 20h – Show com Gabriel Mancini e banda – Praça de Esportes – Residencial Itaipú

12/08 – 21 – Show com Isabella Arantes e banda – Praça de Esportes – Residencial Itaipú

13/08 – Teatro na Praça – Tenda da História e Espaço de Aventura – Palco da Diversão com Cia Flor do Cerrado – 9h – Praça do Ipê – Av. T-1 – Setor Bueno

13/08 – Tenda Cultural na Feira de Antiguidades – 11h30 – Praça Tamandaré – Setor Oeste

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp