Nova função do app NetEscola permite que alunos da rede estadual avaliem refeições

O aplicativo NetEscola, desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), traz novidades para o segundo semestre letivo. Na nova atualização, os estudantes da rede pública estadual de ensino poderão avaliar e sugerir melhorias na merenda escolar por meio de um questionário disponibilizado no app.

A função permite que os alunos visualizem o cardápio, enviem imagens dos pratos de comida e proponham melhorias na alimentação. O questionário poderá ser respondido por alunos que estão matriculados em escolas estaduais de qualquer regional, seja do Ensino Fundamental ou Médio, e que utilizam o portal NetEscola.

De acordo com a gerente da merenda escolar da Seduc/GO, Terezilda Luiz da Silva, o monitoramento tem o propósito de assegurar que os alunos tenham, realmente, uma melhor alimentação, já que pela coleta de dados será possível identificar o nome da escola, do município e da regional a que o aluno se refere.

Para o superintendente de Tecnologia da Seduc/GO, Bruno Marques, este acompanhamento tem o objetivo de fazer intervenções positivas na alimentação escolar. “Por isso é importante apresentar aos alunos este canal de comunicação, trazendo visibilidade para cada situação e direcionando-os ao local correto para sugestões.”

Atualizações

Além de disponibilizar conteúdos e materiais didáticos, o aplicativo NetEscola também tem o objetivo de informar os alunos sobre os benefícios oferecidos pela educação estadual em Goiás.

Assim como ocorreu com o programa Bolsa Estudo, dessa vez a merenda escolar também terá um espaço informativo dentro do app. Bruno Marques explica que o novo formato do aplicativo permite colher o feedback diário do lanche escolar. “Já que o aplicativo é direcionado aos alunos, em qualquer momento, uma vez ao dia, eles poderão fazer a avaliação”, explica.

A iniciativa foi desenvolvida pela Seduc/GO, via Superintendência de Tecnologia, com o apoio da Gerência de Alimentação Escolar. Juntas, as equipes discutiram quais enquetes seriam adicionadas à ferramenta para que, de forma direta e simples, os alunos opinem sobre a merenda escolar, inclusive se agrada, se satisfaz, se é bem-feita.

Nova versão

A nova versão do aplicativo foi apresentada na última quarta-feira, dia 2 de agosto, durante o Encontro de Gestores da rede pública estadual de Educação. O lançamento ocorreu no Centro de Convenções de Anápolis, pelo governador do Estado, Ronaldo Caiado, e pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos