Goiás é o décimo estado com maior número de inscritos no ENEM 2023

Goiás é o décimo estado com maior número de inscritos no ENEM 2023

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aumentou 7,29% no estado de Goiás, de 2022 para 2023. O crescimento foi de 138.979, no ano passado, contra 149.115 neste ano. Com esse total de inscritos, Goiás é o décimo estado brasileiro com o maior número de pessoas que vão participar das provas que serão aplicadas no próximo mês de novembro.

Os números são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que realiza a prova do ENEM em todo País. O aumento no número de inscritos em Goiás é o primeiro desde 2020, mas vinha registrando um redução desde 2016, quando mais de 286 mil pessoas confirmaram sua participação no Exame.

Aumento também ocorre em nível nacional

Essa tendência também acontece em âmbito nacional, quando o número de inscritos foi de mais de 3,4 milhões, em 2022, contra mais de 3,9 milhões neste ano, um aumento de 13,1%, segundo o INEP. A maior parte tem 17 anos, sendo 21,5% dos inscritos no ENEM, de 2023, e pessoas entre 21 a 30 anos correspondem a 20,8% dos inscritos.

Nesse total em todo País, 63% dos participantes vão fazer a prova de graça e 61,3% são mulheres. Ainda de acordo com dados divulgados pelo INEP, 48,2% já concluíram o ensino médio, 15,8% são estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos