Prefeitura de Goiânia capacita servidores administrativos da Educação com curso de primeiros socorros

84a63d50-bbb3-43ac-9fc0-4aad6fd65e5d

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza nos meses de agosto e setembro curso de formação “Noções Básicas de Primeiros Socorros”, para servidores que atuam diretamente com os estudantes que compõem a rede de ensino da Capital. A próxima formação será nesta quarta-feira, 16, às 8h e 13h, na Coordenadoria Regional de Educação Maria Helena Bretas, no Setor Urias Magalhães.

A Educação da Capital instituiu o curso em 2019, por meio da Portaria Municipal n° 041, e vai de encontro à Lei federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que tornou obrigatória a capacitação de professores e funcionários da educação básica da rede pública e privada em noções de primeiros socorros.

Durante o encontro, que tem duração de 4h, os profissionais aprendem, de forma teórica e prática, sobre os primeiros socorros a serem prestados a uma vítima de acidente ou mal súbito, a fim de mantê-la com vida até a chegada do socorro especializado. Trata-se de manobras, avaliações das condições mentais e corporais da vítima e até tentativa de reanimação, se necessário.

Servidores administrativos, um por instituição educacional, podem participar do curso. Pela manhã, profissionais da escola, e à tarde, servidores de unidades de Educação Infantil. Os servidores podem se inscrever por meio de link, encaminhado via ofício às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

No ano de 2022, todas as instituições educacionais do município receberam kits de primeiros socorros. O investimento foi de R$ 138 mil na aquisição dos kits, que contêm luvas cirúrgicas, máscaras, óculos de proteção, bolsas térmicas, esparadrapos, caixas de curativo adesivo, ataduras de crepe, soro fisiológico, soluções de iodo, cotonetes, antissépticos e outros itens essenciais, para ações de primeiros socorros.

Confira as datas dos próximos cursos:

  • 23/08 – 8h e 13h – CRE Maria Thomé Neto, na Rua C-165, Qd.588, Lt. APM – Nova Suíça)
  • 30/08 – 8h e 13h – CRE Jarbas Jayme, na Rua C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste)
  • 06/09 – 08 e 13h – CRE Brasil de Ramos Caiado (curso será realizado na CRE Jarbas Jayme – Rua C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos