Chef faz sucesso em Nova York ao colocar insetos em pratos tradicionais

Chef faz sucesso em Nova York ao colocar insetos em pratos tradicionais

Em Nova York, o chef Joseph Yoon cozinha insetos há quatro anos para um projeto de arte e, agora, pretende mudar a percepção sobre os eles tornando-os ingredientes de pratos “deliciosos e nutritivos”.

Diretor de uma organização que promove insetos comestíveis, a Brooklyn Bugs, Yoon afirma que amo a iguaria. São mais de dois mil insetos comestíveis no mundo e com sabores variados.

“O que estou tentando fazer é apresentar às pessoas essa maravilhosa abundância de sabores, texturas e ideias de como cozinhar com insetos comestíveis”, disse Yoon à CNN.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de duas bilhões de pessoas no mundo consomem tais alimentos, mas a repulsa pelo consumo desse tipo de alimento é maior nos países ocidentais, segundo relatório de 2013.

Apesar disso, o mesmo relatório da FAO que indica a quantidade de pessoas que consomem insetos, revela que a atual produção de alimentos está prejudicando o meio ambiente e que os recursos, como terra e oceano, estão ficando escassos.

Portanto, para alimentar as quase dez bilhões de pessoas no mundo, a produção de grilos se apresenta como alternativa, pois precisam de menos ração do que o gado e ocupa bem menos espaço. Diante disso, o chef Yoon tem como propósito normalizar o consumo de insetos para reduzir os impactos ambientais dos hábitos alimentares dos humanos.

Entre os pratos produzidos pelo chef estão Chili de gafanhotos com vagens, aspargos, ovos, cebola e alho com uma mistura cremosa de três grãos (foto), Mac N Cheese com grilos, Biscoito de escorpião e Guacamole com formigas pretas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025

Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicada nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União define o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos do ano de 2025.

Em nota, a pasta informou que as datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento de atividades públicas consideradas serviços essenciais à população.

A portaria estabelece ainda que feriados em comemoração à data magna de estados, fixadas em lei estadual, e os dias de início e término de ano de centenário de fundação de municípios, declarados em lei municipal, serão observados por repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades.

“Dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor”, destacou o ministério no comunicado.

“Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria. Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do estado.”

Veja a lista com os 18 feriados nacionais e pontos facultativos de 2025:

– 1º de janeiro (quarta-feira) –  Confraternização Universal (feriado nacional);

– 3 de março (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 4 de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);

– 18 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);

– 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes (feriado nacional);

– 1º de maio (quinta-feira) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

– 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);

– 20 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo;

– 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional);

– 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

– 28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27;

– 2 de novembro (domingo) – Finados (feriado nacional);

– 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República (feriado nacional);

– 20 de novembro (quinta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);

– 24 de dezembro (quarta-feira), – véspera de Natal (ponto facultativo após as 13h);

– 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal (feriado nacional);

– 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de ano novo (ponto facultativo após as 13h).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp