A GloboNews resgatou a polêmica sobre o ranking do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) divulgado no ano passado, referente a dados de 2021. O comentarista Mauro Paulino acusa o então secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, de ter manipulado dados para que o estado aparecesse em 1º lugar no Ideb Ensino Médio. Com a possível fraude, o Paraná obteve nota 4,6, e superou Goiás, com nota 4,5, que caiu para o 2º lugar no ranking.
Mauro Paulino afirma que Renato Feder, atual secretário de Educação de São Paulo, enfrenta uma série de acusações por práticas que envolveriam conflitos de interesses. Ele teria criado artifícios para que o Paraná pudesse avançar no Ideb daquele ano, maquiando o resultado. Entre as práticas, o secretário foi acusado de fazer apenas uma única avaliação dos alunos no final do ano letivo e de ignorar a evasão escolar.
“A gestão do Renato Feder na educação do Paraná foi muito criticada, foi muito contestada, mas tem uma prática que eu destaco: a manipulação de dados para que o Paraná se tornasse o primeiro colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi avaliar os alunos a partir apenas de uma última prova no final do ano letivo, que não era muito difícil, e com isso ele praticamente zerou as reprovações. Além disso, os alunos que não tinham comparecimento suficiente para aprovação eram simplesmente eliminados do cadastro. Ficou em 1º lugar, mas de forma artificial”, criticou Paulino.
À época da divulgação do resultado do Ideb, a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gaviolli, chamou atenção para as distorções que cercaram o ranking divulgado naquele ano, destacando as dificuldades impostas pelo período mais grave da pandemia da Covid-19 e também pelos critérios adotados pelo estado do Paraná.
Na página de apresentação no governo de São Paulo, Renato Feder é celebrado como o secretário responsável pela conquista do primeiro lugar no Ideb 2021 do ensino médio. As revelações feitas pela GloboNews, no entanto, colocam em xeque a consistência da evolução da aprendizagem no Paraná, diante da falta de confiabilidade dos resultados obtidos pela rede de ensino local.