O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, é o primeiro ex-presidente norte-americano a ter uma foto de identificação para ficha na justiça do referido país, chamada de “mugshot”.
Trump foi fotografado dessa forma pela primeira vez na sua vida, tornando-se o primeiro ex-presidente norte-americano a ter uma mugshot. O clique aconteceu após ele se entregar em uma prisão no estado da Geórgia, nesta quinta-feira, 24.
O ex-presidente se entregou à justiça por ter sido acusado de tentar alterar o resultado das eleições presidenciais de 2020. Apesar disso, o ex-presidente ficou pouco tempo detido, pois pagou uma fiança no valor de R$ 1 milhão. Além da mugshot, Trump recebeu também um número de identificação no sistema de justiça.
Sua mugshot foi compartilhada na internet pelo Trump na sua própria mídia social, Truth, acompanhada de um link da sua campanha de solicitação de doações, com a legenda “Hoje, na prisão notoriamente violenta do condado de Fulton, Geórgia, fui PRESO apesar de não ter cometido NENHUM CRIME”.
Além de Donald Trump, outras 11 pessoas acusadas de tentar alterar o resultado das eleições presidenciais de 2020 já se entregaram à justiça americana. Entre eles, estiveram o último chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, e Harrison Floyd, mas este não teve liberdade sob fiança, como os demais.