Brasileiro morre na Europa e família faz vaquinha para trazer corpo de volta ao Brasil

O baiano Filiphe Soares Braga, de 29 anos, faleceu na última sexta-feira, 18, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em Malta, no continente europeu.  Com isso, a família do gastrólogo tentar trazer o corpo dele de volta ao Brasil para que ele seja sepultado em Salvador. Para esse intuito, foi providenciada uma vaquinha virtual que pretende arrecadar R$ 60 mil.

Segundo os familiares, o jovem foi morar em Malta, país na Europa, com 500 mil habitantes, e tinha a vontade de conquistar novas chances de trabalho. Mas em 16 de agosto, Filiphe foi achado desacordado por um colega de apartamento. Ele chegou a ser levado para uma unidade de saúde, na qual ficou entubado por dois dias, e acabou não resistindo e a equipe médica confirmou a morte cerebral no dia 18.

O corpo do jovem foi liberado para a família, mas eles não possuem recursos para arcar com os custos e trazer ele de volta ao Brasil.

Ao portal G1 a prima de Filiphe, informou que o dinheiro arrecado será utilizado para contratar uma funerária da Europa, embalsamar o corpo e encaminhar a Bahia em uma urna hermeticamente fechada com as documentações necessárias. O Poder público do país de o prazo de até 31 de dezembro deste ano.

O Ministério das Relações Exteriores relatou que está a disposição para fornecer assistência aos familiares. A instituição não financia o translado de brasileiros mortos no exterior, mas oferece orientações gerais e cuida da expedição de documentos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos