Prefeito Rogério defende importância da atenção primária durante a Saúde Mais Perto de Você

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou a importância da atenção primária à saúde e a realização de exames preventivos durante a abertura da 17ª edição do programa Saúde Mais Perto de Você na manhã deste sábado, 26, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardins Cerrado VI. A unidade é a 23ª a passar por revitalização, recebendo reparos no telhado, manutenção das redes elétrica e hidrosanitária, troca de lâmpadas, luminárias e pintura.

“Esse programa nasceu para trazer a saúde para mais próximo da população. Nós sabemos que muitas vezes com a correria do cotidiano a saúde pode ficar negligenciada. Então, desde o fim da pandemia, implantamos esse projeto para que o cidadão possa em um sábado vir com toda a família buscar atendimento, realizar ou agendar um exame. Cuidar do nosso bem mais precioso que é a saúde”, afirmou Rogério Cruz.

O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi lançado em fevereiro e desde então já realizou 17.038 atendimentos. Os moradores da região do Jardins do Cerrado VI puderam realizar inúmeros serviços, como teste rápido para Sífilis, HIV e Hepatite, consultas médicas, ultrassonografias, consulta oftalmológica, eletrocardiograma, prevenção de câncer de colo de útero e câncer bucal, solicitação de mamografia, vacinas e práticas integrativas. Os serviços que fazem parte da rotina de atendimento da unidade também estiveram à disposição da população.

O titular da SMS, Durval Pedroso, ressaltou que a iniciativa foi pensada para atender a preocupação do prefeito Rogério com a atenção primária. O secretário explica que aos finais de semana as unidades usualmente estão fechadas, mas que com o programa a população tem acesso a toda gama de serviços prestados em um dia alternativo.

“O prefeito Rogério sempre tem destacado a importância que é dada aos cuidados, da prevenção, para evitar que doenças crônicas possam se agravar e levar essas pessoas até tratamentos mais complexos”, disse o secretário.

Vanessa Vieira de Souza, confeiteira, moradora do Jardins do Cerrado 1 há 14 anos, procurou a unidade para realizar um exame oftalmológico. Ela comemorou a realização do programa e a agilidade do atendimento. “Eu estava aguardando encaminhamento. A Secretaria de Saúde entrou em contato e pediu para eu vir. Achei muito bom, porque estava precisando trocar os óculos. Foi muito acessível e rápido”, disse.

Reforma

A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardins Cerrado VI é a 23ª a passar por revitalização na gestão do prefeito Rogério. A estrutura recebeu reparos no telhado, manutenção das redes elétrica e hidrosanitária, troca de lâmpadas, luminárias e pintura. Segundo o secretário Durval Pedroso, outras 21 obras estão em andamento.

A coordenadora da unidade, Josina Soares, explica que foi feita uma reforma geral na unidade. De acordo com a profissional, as alterações ocorreram em toda a estrutura. “Foi feito tudo, do esgoto ao teto. Eu parabenizo a gestão do prefeito Rogério. Trocou o telhado, porta, janela, regulou as portas de vidro, colocou insulfilm, instalação elétrica, foi uma reforma geral”, resumiu.

Balanço

Desde o lançamento oficial do Programa Saúde Mais Perto de Você, em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Goiânia já realizou 17.038 atendimentos. Dentre eles estão: 5.832 consultas e exames oftalmológicos, aplicação de 3.182 doses de vacinas, 2.421 ultrassonografias, 1.589 consultas médicas, 926 procedimentos de práticas integrativas e complementares em saúde, dentre elas a auriculoterapia.

Nas 13 primeiras edições, também foram realizados 739 eletrocardiogramas, 710 aferições de glicemia e pressão arterial, 363 testes de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), 389 coletas para exames de prevenção de câncer de colo de útero, 334 solicitações de mamografias, 286 exames de prevenção de Câncer Bucal e 177 exames de Doppler.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Janones pede extinção do PL à PGR

No dia 14 de novembro, o deputado André Janones enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), partido ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado. A solicitação se baseia na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que, segundo Janones, tem sido alvo de sucessivos ataques.
 
Janones argumenta que as práticas do PL representam uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O deputado enfatiza que essas ações comprometem a estabilidade do país e justificam a medida extrema de extinção do partido.
 
A petição destaca a importância de preservar a democracia e a paz social, elementos essenciais para a governabilidade e o bem-estar da população. Janones reitera que o pedido é fundamentado na proteção dos princípios democráticos, que estão sendo constantemente ameaçados.
 
A decisão final caberá à PGR, que deverá avaliar a solicitação e decidir se irá encaminhar o pedido ao Ministério Público. A extinção de um partido político é um processo complexo e raro, exigindo provas robustas de que o partido está comprometendo a ordem constitucional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos