O apresentador Fausto Silva, o Faustão, realizou uma cirurgia de transplante de coração neste domingo, 27, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A cirurgia foi acompanhada pela equipe dos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo, diretor médico e de serviços hospitalares.
A informação foi confirmada pela equipe médica, que divulgou um boletim médico sobre a cirurgia. “O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, diz o comunicado.
Entenda a prioridade de Faustão
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo, na seleção gerada para oferta do coração, feita no sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplante, 12 pacientes foram levados ao hospital pois atendiam aos requisitos para o transplante do órgão. Entre estes, quatro estavam priorizados e Faustão ocupava a segunda posição nesta lista. “Em casos priorizados este tempo é reduzido devido a eminente condição de morte do potencial receptor”, disse.
O apresentador estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde o dia 5 de agosto, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise. Por isso, entrou na fila do transplante para receber um novo coração.
Depois do transplante, o paciente precisa manter uma rotina de acompanhamento médico, que, até seis meses da operação, consiste em consulta mensal. Depois, as consultas mensais ficam a cada dois meses, e então vai espaçando mais. Os cuidados se mantêm para evitar a rejeição do órgão.