No Brasil, 30% dos óbitos acontecem em decorrência de doenças cardiovasculares

No Brasil, 30% dos óbitos acontecem em decorrência de doenças cardiovasculares

No Brasil, 400 mil mortes por ano acontecem em decorrência de alguma doença cardiovascular, correspondendo a 30% de todos os óbitos no País. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de pessoas sofrem com doença cardiovascular.

A pasta do Governo Federal aponta ainda que o diagnóstico precoce de problemas no coração em jovens permite que melhores tratamentos sejam realizados e que haja controle mais rígido da doença e dos riscos.

Entre os principais fatores que favorecem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares estão: o tabagismo, hipertensão, obesidade, estresse, depressão, diabetes, colesterol em excesso, pois podem se acumular e levar à formação de placas de gordura.

Mesmo com o levantamento dos dados do Ministério da Saúde, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) informa que cerca de 23% dos brasileiros nunca foram ao cardiologista. Em contrapartida, 7 milhões de pessoas morreram em razão de doenças do coração, entre os anos de 2017 e 2021, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia.

Confira alguns fatores de risco e causas de doenças cardiovasculares:

– Fatores genéticos como Síndrome de Down;

– Infecções maternas, uso de medicação pela mãe durante a gestação;

– tabagismo ou consumo de álcool;

– Dieta não saudável;

– Sedentarismo;

– Estresse emocional;

– Obesidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Caso Matheus: Corpo de criança desaparecida há 6 dias é encontrado em região de mata

Nesta terça-feira, 17, a Polícia Civil de São Paulo encontrou o corpo do menino Matheus Bernardo, de 10 anos, em uma área de mata na cidade de Assis, no interior de São Paulo. A criança estava desaparecida desde o dia 11 de dezembro, após sair para andar de bicicleta.

Segundo a corporação, o corpo do menino estava um quilômetro do local onde a câmera de segurança registrou o menino pela última vez. Nas imagens, obtidas pela polícia por meio de uma câmera de segurança, mostram o momento em que Mateus andava junto com um homem na região em que o corpo foi encontrado.

O suspeito no vídeo foi identificado como vizinho da vítima. Ele foi conduzido para a delegacia juntamente com outras sete pessoas e apresentou versões contraditórias sobre o dia do crime, mas acabou sendo liberado. No mesmo dia, a polícia localizou o corpo da Mateus com a ajuda de cães farejadores e prendeu o vizinho, como principal suspeito do crime.

O corpo da criança foi retirado do local pelo Instituto Médico Legal (IML), que realizará exames necroscópicos para ajudar a esclarecer as circunstâncias da morte. A polícia trabalhar para entender se o corpo chegou ao local pois foi levado pela água ou deixado ocasionalmente pelo suspeito.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp