Sob a influência do El Niño, mês de agosto foi o mais chuvoso dos últimos 22 anos em Goiânia

3d4b5dd9-5e66-4db1-96fc-58f3558e727e

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) apontou que o mês de agosto foi considerado o mais chuvoso dos últimos 22 anos em Goiânia. De acordo com o departamento foram registrados 28 milímetros de chuvas esse mês e uma das principais influências são por conta do fenômeno El Niño.

O último registro de chuvas tão expressivas desta forma ocorreu em 2001, quando a Cimehgo registrou 51,5, milímetros de chuvas em agosto daquele ano.

O departamento ressaltou que a chuva fora de época se deve à chegada de uma massa de ar mais fria vinda do Sul do país. Um sinal da chegada da frente fria, foi a nuvem de poeira que foi vista na capital há algumas semanas.

“Nós tivemos a entrada da frente fria, que colaboraram para esse avanço, e que influenciam e geram pancadas de chuvas isoladas na cidade, além de estarmos vivenciando o El Niño”, contou André de Amorim da Cimehgo para o Jornal Diário do Estado (DE).

Ainda de acordo com a Cimehgo, o mês de agosto foi marcado por uma série de eventos dinâmicos. Apesar de algumas temperaturas elevadas e esporádicas, ocorreram pancadas de chuva que contribuíram para uma situação relativamente favorável. Isso foi especialmente benéfico devido ao período de seca prolongada, oferecendo um breve alívio. No entanto, as perspectivas para a próxima semana indicam uma tendência de aumento das tempestades.

Para essa quinta-feira, 31, a previsão para a capital é de chuva de até 6 milímetros, com mínima de 19°C e máxima de 32°C.  Segundo o especialista, depois disso, a previsão é de que volte a chover apenas no feriado de 7 de setembro, em Goiânia.

El Niño

O fenômeno El Niño são alterações significativas caracterizadas pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacifico na região da Linha do Equador, podendo se estender desde a costa da América do Sul até o meio Pacifico Equatorial. 

Em Goiás, este fenômeno é caracterizado pelas temperaturas um pouco mais elevadas, com algumas alternâncias, mas há chances de chuvas. “Teremos chuvas localmente fortes, com rajadas de vento, raios e até granizo. Não só em Goiânia, como também no interior do estado”, completou André. 

Tempo seco

A Cimehgo ressalta que apesar dos últimos dias com intensas chuvas, o estado ainda está no período da seca. Conforme relatado pelo o departamento, o período chuvoso do estado será apenas em meados de setembro e outubro, mas que até lá há indícios de chuvas que possam causar transtornos.

“Neste período de seca, é importante realizar preparativos para a temporada de chuvas. Isso inclui examinar a rede de drenagem e garantir a manutenção dos bueiros na cidade. Além disso, fazemos um apelo enfático à população para evitar o descarte inadequado de lixo, pois essas medidas desempenham um papel fundamental em melhorar a qualidade de vida em nossa cidade”, finaliza André.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos