Em agosto, Goiás registra o menor número de casos de SRAG no ano

Em agosto, Goiás registra o menor número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

O estado de Goiás encerrou o mês de agosto com o menor número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) apontam que, entre as 31ª e 34ª semanas epidemiológicas, foram 485 casos no estado, incluindo aqueles casos que estão em investigação, não especificados, por COVID-19, influenza e outros agentes etiológicos e vírus respiratórios.

Entre os tipos de vírus identificados como causadores da SRAG, a influenza é o que teve o menor número registrado tanto em agosto, quanto em janeiro de 2023. Foram seis casos em todo estado nos dois meses supracitados. Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde, explica ao Diário do Estado (DE) como se comportam os vírus e o porquê dessa redução agora em agosto.

“Geralmente, quando a gente tem dois vírus ou vários vírus circulando, um predomina em relação ao outro. Dificilmente, você tem os dois predominantes. Então, a gente viveu um momento assim, bem lá no começo do ano, com o aumento de casos de influenza. Veio a vacinação que, apesar de não ter chegado a noventa por cento, nós estamos com mais da metade da população vacinada contra influenza”, esclarece.

A diminuição de casos de SRAG

Até agosto, apenas o mês de janeiro deste ano havia registrado o menor número de casos de SRAG, precedendo uma alta nos meses seguintes. O pico de casos aconteceu na 20ª semana epidemiológica, no meio do mês de maio, com 249 casos. Os municípios goianos que tiveram maior incidência de casos por 100 mil habitantes de SRAG foram Caldas Novas, com 324,14, e Corumbá de Goiás, com 247,92. Goiânia apresentou, ao longo do ano, uma incidência de 68,04.

Em número absolutos, Goiás registrou mais de 6.300 casos, sendo a maioria dos casos registrados entre os homens, com 3.298, contra 3.053 casos em mulheres. Flúvia alerta sobre a importância da população ser informada e vacinada para evitar os altos picos e os casos de hospitalização por SRAG.

“Essa é uma situação em que a gente precisa passar recomendações para a população. Principalmente em relação a vacinação, porque se tivermos um grande aumento de número de casos, para que isso não se reverta em número de casos graves hospitalizados e óbitos. Então, esse alerta serve para quem não se vacinou procurar vacina e tomar os cuidados que a gente já sabe quais são: a higienização das mãos, para quem é idoso, imunodeprimido. Se vai para locais com aglomeração de pessoas, usar máscara para evitar assim a transmissibilidade”, orienta a superintendente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos