MPGO instaura inquérito para apurar irregularidades no Hospital Municipal de Goianésia

Um inquérito civil público (ICP) foi instaurado, por parte do Ministério Público de Goiás (MPGO), com intuito de averiguar possíveis irregularidades contratuais, como atos de improbidade administrativa referentes à licitação e execução do contrato, e estrutural nas obras do Hospital Municipal de Goianésia. A informação foi divulgada pelo Ministério na tarde desta sexta-feira, 1º.

Segundo o promotor titular da 2ª Promotoria de Goianésia, Tommaso Leonardi, um outro inquérito já havia abordado a construção do novo Hospital Municipal, com indicação da existência de diversas inadequações na obra. O primeiro documento se referia a irregularidades no Hospital Municipal Irmã Fanny Duran e à Unidade de Pronto Atendimento de Goianésia (UPA).

De acordo com o MPGO, o novo inquérito foi instaurado em decorrência de novas denúncias e da possibilidade de o antigo hospital encerrar as atividades de uma vez por todas.

Uma reunião entre autoridades de Goianésia e o promotor determinou um pedido à Unidade Técnico-Pericial em Engenharia do MPGO para elaborar um parecer visando identificar irregularidades contratuais e estruturais, além de elétrica e hidrossanitária. Foram solicitadas ainda, soluções para adequação das obras às normas técnicas e sanitárias vigentes, segundo o Ministério.

Denúncia

A prefeitura de Goianésia informou, ao jornal Diário do Estado (DE), que o prefeito Leonardo Menezes acionou o MPGO e apresentou o relatório de duas auditorias deflagradas para apurar eventuais irregularidades nos projetos e contratos referentes às obras do novo hospital. “Mostrando transparência, zelo com os recursos públicos e cumprimento da lei, o prefeito entregou toda a papelada ao MP. De acordo com o gestor, diversas irregularidades foram constatadas, gerando atraso na obra e problemas jurídicos que travam as tentativas de finalização do hospital, que seria uma referência de atendimento à população de Goianésia”, esclareceram.

Além disso, o documento consta que o prefeito “começou a ter ciência exata dos fatos com a troca de comando que fez na secretaria de Planejamento”.

“Em fevereiro deste ano, o novo titular da pasta, Cristiano Côrtes alertou sobre algumas irregularidades que vinham acontecendo desde 2020, com omissão de quem deveria fiscalizar. Com base neste alerta, foi autorizada a auditoria interna, que confirmou as suspeitas”, afirmaram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos