Prefeitura de Goiânia lança portal informativo sobre iniciativas de mobilidade urbana e tecnologia

A Prefeitura de Goiânia lançou um portal informativo sobre iniciativas desenvolvidas em mobilidade urbana e inovação no município. A página apresenta as iniciativas de sucesso da Capital que serão expostas no maior evento de cidades inteligentes do Brasil, o Connected Smart Cities & Mobility Nacional, que chega à 9ª edição. O prefeito Rogério Cruz é um dos palestrantes e vai apresentar as soluções tecnológicas desenvolvidas no transporte público de Goiânia, nesta segunda-feira, 4, em São Paulo.

A página está disponível por meio do link: goiania.go.gov.br/connectedsmartcities e será apresentada no stand da Prefeitura de Goiânia, durante o Connected Smart Cities. Nela, é possível navegar de forma interativa em botões clicáveis que levam a materiais informativos sobre Cartão Família e Passe Livre do Trabalhador, implantadas pela gestão Rogério Cruz.

Tecnologia
No portal também estão conteúdos sobre outras ações tecnológicas desenvolvidas em Goiânia, como o uso da tecnologia no combate à dengue; instrumentos educacionais de apoio a crianças, professores e famílias; utilização de veículos com inteligência artificial para aprimorar serviços e monitoramento inteligente de galerias pluviais.

A página destaca o turismo inovador, igualitário e sustentável que há em Goiânia. Em junho deste ano, o Ministério do Turismo selecionou a capital goiana para se tornar Destino Turístico Inteligente. As iniciativas de ciclovias e ciclofaixas também são apresentadas no portal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos