Justiça determina que 123 milhas terá condução coercitiva na CPI

A 3ª Vara Criminal de Belo Horizonte determinou a proibição dos donos da 123 milhas de deixarem o Brasil. Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira não compareceram ao primeiro depoimento agendado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, na Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

A decisão, assinada pelo juiz Edison Grillo, também autoriza a condução coercitiva dos proprietários da empresa para prestar depoimento para a CPI, previsto para quarta-feira, 06, às 10h.

O documento é o atendimento a uma solicitação apresentada pelo presidente da Comissão, que procurou a Justiça depois do não comparecimento ao primeiro depoimento. Para justificar a ausência, os empresários afirmaram que tinham um encontro com o ministro Celso Sabino, do Ministério do Turismo, para prestar esclarecimentos.

Vale ressaltar que na última semana, a 123 milhas enviou um pedido de recuperação judicial à 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A causa teve o valor de R$ 2,3 bilhões estabelecido.

O pedido foi protocolado por fatores “internos e externos que impuseram um aumento considerável” dos passivos da companhia nos últimos anos. Segundo a 123 milhas, usarão a recuperação judicial para cumprir obrigações de forma organizada, pedido acatado pela Justiça mineira.

Entenda o caso da 123 milhas

No dia 18 de agosto, a agência de viagens 123Milhas suspendeu a emissão de passagens e pacotes promocionais da linha “Promo 123” em datas flexíveis com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano. As passagens promocionais não estavam mais sendo oferecidas desde o dia 16.

A empresa comunicou ainda que a viagem está confirmada para os clientes já tenham recebido a passagem, localizador ou e-Ticket. Aqueles que não receberam serão ressarcidos pelas compras das passagens e pacotes cancelados, em vouchers com correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes.

A explicação para a suspensão das passagens e pacotes ocorre em razão do alto valor dos juros e alta demanda por passagens aéreas. A decisão da agência de viagens surpreendeu os consumidores com viagens já marcadas para o final deste ano, causando revolta nas mídias sociais e em sites como o Reclame Aqui.

Em nota à imprensa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e o Ministério do Turismo informaram que vão monitorar 123milhas para evitar prejuízos aos consumidores. “A modalidade de venda de passagens por meio de transferência de milhas precisa atender a previsão do Código de Defesa do Consumidor. A cláusula contratual que permita cancelamento de forma unilateral é considerada abusiva e consequentemente nula”, afirma a nota.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos