Governo de Goiás amplia serviço de atendimento ao cidadão na região do Entorno

A ampliação do acesso a serviços públicos é um compromisso do Governo de Goiás. Exemplo disso é a parceria com a Prefeitura de Valparaíso, que possibilitou a criação do Atende Val, inaugurado na manhã desta segunda-feira, 04. O programa reúne serviços municipais e estaduais em um único espaço, dando agilidade aos atendimentos.

O vice-governador Daniel Vilela acompanhou o evento de inauguração e avaliou que, com compromisso e planejamento, a gestão do governador Ronaldo Caiado está presente em todos os municípios goianos. “Não há nenhuma região que está desassistida ou que não tenha a prestação de serviço de qualidade do governo”, afirmou Daniel Vilela.

A colaboração entre os municípios e o Estado se mostra como estratégica para a ampliação da prestação de serviços públicos de qualidade que satisfaçam às necessidades dos goianos. “Temos um governador que entende a demanda dos municípios, e assim faz com que sua gestão esteja presente em todas as cidades, sempre com parceria e contribuição dos gestores locais”, apontou Daniel Vilela, ao adiantar que em breve o Atende Val passará a contar com uma unidade do Expresso e atendimentos da Saneago.

Ter um espaço que reunisse a prestação de serviços públicos é uma antiga demanda da cidade de Valparaíso. Segundo o prefeito Pábio Mossoró, moradores do Jardim Céu Azul precisavam se deslocar longas distâncias para ter acesso a serviços simples, como emissão de cartões do SUS ou do documento de identidade. “Esse é um bairro pujante que precisava contar com essa facilidade. Hoje estamos aqui entregando esse benefício graças a união de esforços entre o Governo de Goiás e o município. Aqui, temos espaço e capacidade para atender mil pessoas, diariamente”, declarou.

Prestação de serviço

O Governo de Goiás disponibiliza 76 agências de Vapt Vupt, além de 28 unidades do Expresso Balcão, 105 totens de autoatendimento (Expresso Totem) e 159 pontos do Expresso Correios. Por meio do Expresso (plataforma de serviços no formato digital), estão disponíveis mais de 20 serviços como: emissão da segunda via da conta de água, agendamento presencial nas unidades do Vapt Vupt, emissão de boletos do Ipasgo, solicitação da primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

O Expresso também está disponível em aplicativo para smartphone, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas dos sistemas operacionais Android ou iOS.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos