Lula pretende “desbolsonarizar” 7 de setembro, diz revista

Durante o programa “Conversa com Presidente”, promovido pela Secretaria da Comunicação, da última terça-feira, 05, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que as comemorações do Dia da Independência, comemorado anualmente no dia 7 de setembro, sofreriam mudanças ideológicas. A pretensão, concretizada em desfile, era manter a participação dos chefes do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de outras autoridades civis.

O lema da cerimônia que acontece nesta quinta-feira, 07, é “Democracia, soberania e união”, mantendo os tradicionais desfiles militares com participação popular. Entretanto, a mudança de Lula se vê na falta de discursos públicos ou manifestações políticas, como as que marcaram os últimos quatro anos de governo, sob chefia de Jair Messias Bolsonaro (PL).

Segundo a revista Veja, a ideia de Lula com as ações é “desbolsonarizar” o 7 de setembro, afastando o clima te tensão “que circundou o feriado durante o governo Jair Bolsonaro”. O feriado nacional, que marca a Independência do país, era utilizado para amplificar discursos do ex-presidente. Em uma ocasião, o ex-presidente chegou inclusive a xingar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante um discurso.

A proposta do feriado para Lula, seria “baixar o tom e manter os festejos circunscritos aos desfiles militares”, segundo a revista. “O que nós estamos querendo fazer agora, com a participação do Exército, da Marinha e da Aeronáutica é voltar a fazer um 7 de setembro de todos. O 7 de setembro é do militar, do professor, do médico, do dentista, do advogado, do vendedor de cachorro-quente, do pequeno e médio empreendedor individual”, disse Lula na entrevista.

Em pronunciamento oficial, feito na quarta-feira, 06, Lula disse que o feriado “não será um dia nem de ódio nem de medo, mas sim de união”. Ele ressalta ainda que os brasileiros sonham os mesmos sonhos e que “somos um único e extraordinário povo”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp