Polícia prende invasores de fazenda milionária de Alto Paraíso

Forças policiais de Goiás uniram esforços em uma ação conjunta denominada “Operação Possessio” para cumprir, na manhã de segunda-feira, 11,. A operação, coordenada pelo Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. José Antônio Sena, e pelo Comandante Regional da Polícia Militar, Tenente Coronel Geyson Alves Barbosa, teve como alvo um grupo armado que articulou uma invasão à uma fazenda em Alto Paraíso, próxima ao Vale da Lua, no dia 20 de agosto.

“Após vinte dias de incansáveis diligências realizadas pelas polícias Civil e Militar do Estado de Goiás, foram representados por sete mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão. Quatro indivíduos foram presos e materiais foram apreendidos. Temos três foragidos até o momento; dentre eles, o autor intelectual”, relata Sena. A suspeita de ser a mandante é uma empresária radicada no povoado de São Jorge.

Os investigados respondem pelos crimes de esbulho possessório, porte ilegal de arma de fogo, corrupção passiva e ativa e associação criminosa. Os invasores alegaram terem sido contratados pela empresária, da qual receberiam aproximadamente R$ 50 mil mensais para proteger a propriedade, avaliada em mais de R$ 10 milhões. A fazenda é alvo de uma disputa relacionada à sua verdadeira propriedade, com o objetivo de explorar o turismo local.

Truculência

Ao chegar na propriedade de forma ameaçadora, o grupo alegou estar cumprindo um mandado de reintegração de posse, afirmando agir em nome da verdadeira proprietária, embora esta negasse qualquer ação nesse sentido. Os invasores, que se passaram por policiais, chegaram em carros particulares com giroflex e agiram com violência, ameaçando os caseiros da fazenda sob a mira de armas de fogo.

Durante a tentativa de invasão, os caseiros da propriedade acionaram a Polícia Militar, que respondeu prontamente. Com o grupo, foram apreendidos coletes balísticos, um drone, diversas armas de fogo, incluindo pistolas .40 S&W, revólveres .357 e .38, e uma grande quantidade de munições.

Entre os participantes, estavam um policial militar da reserva do Distrito Federal, uma guarda civil municipal e um instrutor de tiro da Guarda Civil Municipal de Planaltina de Goiás. Na época, após serem levados para a delegacia, apenas um dos sete suspeitos ficou preso, por porte ilegal de arma. Com exceção da empresária, não foi especificado quais dos outros sete envolvidos foram presos preventivamente e quais permanecem foragidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos