No último domingo, 12, uma adolescente de 17 anos e uma criança de 9 morreram afogadas no Rio São Bartolomeu, em Luziânia, município localizado no Entorno do Distrito Federal. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), os dois estavam com mais quatro pessoas em uma canoa, quando a água entrou na embarcação durante uma manobra.
As quatro pessoas saíram da embarcação e conseguiram nadar até a margem do rio. Porém, a criança e a adolescente não conseguiram sair e se afogaram. Os bombeiros encontraram a adolescente a 10 metros de profundidade e a criança, a 20 metros da do rio.
Ao Diário do Estado (DE), o Corpo de Bombeiros orientou sobre como evitar acidentes como este e salvar vidas. A primeira orientação é conhecer as condições do local, como correnteza e ventos. “Evite nadar em áreas com correntezas fortes, turbulências ou ventos intensos, pois podem tornar o nado perigoso”, informa o CBMGO.
Além disso, a corporação orienta a aprender a nadar antes de ir para locais assim, especialmente as crianças que, mesmo sabendo nadar, devem estar sob supervisão. Da mesma forma que não se deve beber antes de dirigir, os bombeiros afirmam que o consumo de álcool também é um dos fatores que favorecem a ocorrência de acidentes na água.
Os bombeiros orientam também que coletes salva-vidas sejam usados quando estiver em qualquer tipo de embarcação sobre a água. “Eles são cruciais para manter sua flutuabilidade e segurança em caso de problemas na água”, orienta.