Prefeitura de Goiânia aposta em campanhas educativas para ampliar segurança no trânsito

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), tem investido em ações de educação para o trânsito na Capital. Dentre as campanhas, destacam-se as blitze educativas, Operação Volta às Aulas e campanha Maio Amarelo, que foi premiada em 2023 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na categoria Poder Público – Municípios.

Com o projeto Educação e Mobilidade, estudantes recebem orientações para serem cidadãos e multiplicadores de boas condutas nas vias públicas. O projeto é desenvolvido no pátio da SMM, em um espaço que conta com infraestrutura e sinalização viária para que as crianças aprendam lições sobre trânsito.

“Formamos os motoristas do futuro, com aulas práticas sobre civilidade e respeito à sinalização”, diz o prefeito Rogério, ao frisar que ações educativas se somam aos investimentos em sinalização de trânsito e intervenções para melhorar a mobilidade em todas as regiões da Capital.

A Operação Voltas às Aulas já é marca registrada da Mobilidade. Ela ocorre na porta de instituições escolares, públicas e privadas, com agentes de trânsito trabalhando na orientação de pedestres e motoristas sobre a travessia segura na faixa de pedestres.

Mobilidade 

Para melhorar a mobilidade em todas as regiões da Capital, a gestão determinou a realização força-tarefa para implantação e revitalização da sinalização, beneficiando 297 bairros de Goiânia. Os estudos técnicos sobre origem e destino, com a retirada de semáforos de terceiro tempo, avançam por toda a cidade.

Objetivo é desafogar o trânsito e facilitar a fluidez de veículos e pedestres. “Em Goiânia, temos 0,83 veículos por habitante e essa realidade não comporta mais o terceiro tempo. Nossos estudos mostram que, nestes pontos, apenas 10% dos carros fazem a conversão à esquerda. Por isso, o looping de quadra (quando o motorista vira a direita e contorna a quadra) é uma solução que temos adotado”, assinala o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

Outras iniciativas incluem o trabalho de sincronização de semáforos (onda verde), melhorias no corredor da T-7 e mudanças no sentido de vias, com a criação de novos corredores no Jardim América, um dos bairros mais populosos da Capital, na região do Novo Mundo, da 44, Alto da Glória e Vila Redenção, dentre outros.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos