Mais de 700 crianças participam do Festival de brincadeiras dos Jogos Educacionais 2023

Mais de 700 crianças, com idades entre 4 e 5 anos, da Educação Infantil participam nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, às 8h e 14h, do Festival de brinquedos, brincadeiras tradicionais e cantadas. A ação integra os Jogos Educacionais 2023 da rede municipal de ensino e ocorre no Circo Laheto, no Jardim Goiás.

“Por meio dos Jogos educacionais, é possível promover o desenvolvimento das crianças e adolescentes em várias áreas e criar um senso de respeito ao próximo, para que eles possam entender o regramento desportivo e tenham maior integração social”, ressalta o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas.

O festival é primeira modalidade dos Jogos e tem como objetivo resgatar as brincadeiras populares, além de valorizar a coletividade e estimular o desenvolvimento sociocognitivo das crianças de 4 e 5 anos. Nos dois dias de evento, participam 23 escolas e três centros municipais de Educação Infantil.

Os Jogos Educacionais contam com várias modalidades esportivas, sendo elas atletismo, festival de atletismo mirim, festival de brinquedos e brincadeiras populares, xadrez, tênis de mesa, esportes coletivos (futsal, voleibol, basquetebol e handebol) e festival de queimada, em todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp