Veja como se proteger de golpes virtuais que prometem empregos

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), emitiu um alerta nesta quarta-feira, 13, sobre os golpes da Tarefa e do Falso Emprego. Segundo a corporação, os criminosos entram em contato com as vítimas por meio de mensagens via SMS, redes sociais ou aplicativos de conversa, como o WhatsApp, propondo altos ganhos em trabalhos remotos.

A PCGO afirmou que o golpista envia uma atrativa proposta de emprego com “salários” entre R$ 500 e R$ 5 mil, prometendo ainda liberdade geográfica, uma vez que é home office. Para o preenchimento da vaga o golpista pode exigir ou não alguma transferência bancária, garantindo que o valor será restituído integralmente e com lucros. Os números utilizados geralmente são 0800, para parecerem mais confiáveis.

Outro método utilizado é que o golpista se passe por grandes empresas e forneça acesso a plataformas falsas, garantindo um suposto “impulsionamento” de produtos ou “likes” em fotos e vídeos de famoso serão remunerados. De acordo com a PCGO, a missão do criminoso é fazer a vítima acreditar que irá receber altos valores em curtos períodos e, em alguns casos, aqueles que acreditam na promessa recebem pequenas quantias para acreditarem que é verdade.

Como se proteger?

A PCGO orienta que as vítimas duvidem de ofertas que pareçam boas demais. “Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, ela provavelmente é mentira. Os bandidos se aproveitam oferecendo propostas que soam boas demais e realmente são como forma de aplicar golpes e obter informações a serem usadas em fraudes posteriores”, disseram,

Outra dica é desconfiar de contatos diretos oferecendo empregos, principalmente quando a proposta vem em nome de grandes empresas, sem que a vítima tenha se candidatado. “Empregos assim exigem cadastro de currículos e realização de processos seletivos, entrevistas, etc”, orientam.

Além disso, a corporação afirma que o ideal é ignorar esse tipo de contato e que a vítima não clique em links que possuem o “menor sinal de suspeita”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos