Goiás é o estado com maior crescimento no setor de serviços em julho

Goiás é o estado com maior crescimento no setor de serviços em julho, diz IBGE

O estado de Goiás é a primeiro entre as 13 unidades federativas no Brasil que apresentaram crescimento no setor de serviços no último mês de julho, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses 13 estados apresentaram um crescimento no índice de volume de serviço no mês de julho se comparado ao mês anterior, junho de 2023.

A variação de Goiás em julho em relação ao mês de junho foi de 5,6%, sendo seguida pelos estados de Rondônia, com 3,8%, Acre, com 3,6%, Ceará, com 3,3%, e Mato Grosso, com 3,0%. Considerando o crescimento do setor em todos estados, o Brasil apresentou crescimento de 0,5% no mês de julho em relação mês anterior, sendo a terceira variação positiva seguida do indicador no País.

Se comparado ao mesmo mês do ano anterior, 2022, a variação no setor de serviços em Goiás é de 9,4%, maior do que Santa Catarina, com 8,9%, Rio de Janeiro, com 3,7%, e Espírito Santo, com 8,0%. Na média nacional, o País registrou um crescimento de 3,5 comparado ao mês de julho de 2022.

Segundo o IBGE, o aumento das atividades do setor de serviços no País foi observado em 50,0% dos 166 tipos de serviços avaliados no levantamento. Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foram os que apresentaram a principal contribuição positiva sobre o volume de serviços.

O IBGE indica que o crescimento nos setores supracitados foi impulsionado pelo aumento de receita das empresas do ramo rodoviário de cargas, transporte aéreo de passageiros, transporte por navegação interior de carga, armazenamento, transporte dutoviário e navegação de apoio marítimo e portuário.

Os serviços do ramo de informação e comunicação (5,1%); de serviços profissionais, administrativos e complementares (4,3%); de serviços prestados às famílias (5,6%); e de outros serviços (0,5%) também contribuíram para o avanços nesses indicadores.

Os estados que apresentaram as maiores retrações no setor de serviços no País foram Paraíba, com -2,7%,
Rio Grande do Norte, com -2,9%, e Pará, com -3,0%, Alagoas, com -1,3% e Espírito Santo, com -1,8%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos