Estado transfere três ginásios para a prefeitura de Aparecida

Aparecida de Goiânia passa a contar, a partir de agora, com três novos ginásios poliesportivos, que vão proporcionar mais qualidade de vida à população. Nesta quinta-feira, 14, o governador Ronaldo Caiado oficializou a entrega à prefeitura das três unidades, que ficam nos bairros Independência, Vila Brasília e Centro.

O termo de cessão de uso foi assinado pelo governador no Ginásio Bernardino Dias da Silva, no Bairro Independência, em cerimônia com a presença de autoridades e atletas.

“Parceria é o melhor jeito da gente avançar no Estado de Goiás”, disse Caiado em discurso na solenidade.

GINÁSIOS

Antes da transferência, os espaços receberam R$ 3 milhões em reparos e reestruturações. “Trabalhamos fortemente para recuperar esses ginásios e agora entregamos com todas as condições para que o prefeito tome conta e deixe, com total liberdade e sem taxa nenhuma, para a população poder participar do seu dia a dia”, disse Caiado.

A determinação é para que os espaços ofereçam projetos voltados ao esporte e não fiquem ociosos. Na prática, ao assumir os ginásios, o município deve arcar com despesas como água e energia elétrica, além de novas manutenções, se necessárias.

“É o compromisso que faço com o governador”, assegurou o prefeito Vilmar Mariano. “Nosso foco hoje é o esporte, que tira crianças da rua, dá dignidade para as famílias e segurança para as pessoas que queiram que seus filhos pratiquem esportes.”

O vice-governador Daniel Vilela relembrou que o ginásio foi construído há 25 anos, em 1998, na gestão de Maguito Vilela como governador.

SERVIÇOS EXECUTADOS

No Bairro Independência, o ginásio ganhou itens de acessibilidade, como rampas de acesso, vestiários e banheiros adaptados; troca do telhado e do piso da quadra; reparos no sistema elétrico e pintura. Na Vila Brasília, a praça esportiva – que teve reparos estruturais pela última vez em 2007 – foi totalmente reformada em 2022.

Os serviços incluíram revitalização da quadra, banheiros, vestiários e pintura. Já no Centro, também reformado no ano passado, foram feitos reparos estruturais na quadra, telhado, vestiários, iluminação e pintura.

“Veja o padrão, a beleza desse ginásio. É um projeto arejado, a temperatura é agradável, a acústica é excelente e esse modelo implantado foi um dos mais bonitos que já vi em Goiás até hoje. Piso que a gente usa em centro cirúrgico de hospital, banheiros todos reformados, na cerâmica”, elogiou Caiado. Para o governador, investir no esporte é investir em ferramenta de inclusão e transformação social, apresentando benefícios para pessoas de todas as idades.

PROJETOS

Em Aparecida, o Governo de Goiás desenvolve o projeto Construindo Campeões, que oferece aulas gratuitas de artes marciais a 300 crianças e adolescentes. Além disso, 81 atletas locais recebem o Bolsa Atleta, no valor de R$ 600 mensais, para auxílio em treinamentos e competições.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos