MPGO solicita absolvição de mãe que confessou ter matado as filhas

O Ministério Público de Goiás (MPGO) solicitou a absolvição da mãe que confessou ter matado as duas filhas em Edéia, em setembro do ano passado. O pedido foi baseado no exame de insanidade mental feito pela Justiça, concluindo que Izadora Alves de Faria tem transtorno psicótico e não era capaz de entender o que estava acontecendo no momento que cometeu o crime.

A entidade solicitou ainda que a mãe seja incluída no Programa de Atenção ao Louco Infrator (Paili). O projeto consiste no atendimento às “pessoas portadoras de transtornos mentais ou que manifestaram sofrimento mental no transcurso da execução penal, submetidas a medida de segurança no Estado de Goiás”, segundo o portal do Governo estadual.

Ao Jornal Diário do Estado (DE), o MPGO informou que “a promotora responsável pela manifestação esclarece que o pedido está de acordo com as normas técnicas e jurídicas, respeitando os devidos processos penal e constitucional”.

O juiz Hermes Pereira Vidigal deliberou a decisão de internar a mãe no hospital Psiquiátrico Wassily Chuc, em Goiânia, depois de uma tentativa de suicídio por parte da mulher dentro do presídio. Após ser submetida a exames, os laudos médicos apontaram doença mental grave.

Relembre o caso

Duas crianças, de seis e 10 anos, foram mortas a facadas na manhã do dia 27 de setembro do ano passado, em Edéia, a 126 km de Goiânia. Desde o princípio, a principal suspeita do duplo homicídio era a mãe das vítimas, Izadora Alves de Faria, de 30 anos, que foi presa horas depois do crime. Em entrevista ao DE, o delegado Daniel Gustavo, responsável pelo caso, informou que as irmãs tinham ao menos uma facada no tórax cada.

Ainda de acordo com o investigador, a polícia foi acionada por volta de 12h pelo pai das vítimas. Ao chegar no local, eles se depararam com as meninas já mortas dentro da casa, que fica no Setor Samambaia. Conforme Daniel, a mãe já teria passado por um tratamento devido a problemas mentais, mas acabou abandonando o processo.

“Ela é a principal suspeita porque estava na casa com as crianças e agora está foragida, ela sumiu depois do crime. Visivelmente elas foram mortas a facadas, mas apenas a perícia irá confirmar. O casal estava passando por um momento conturbado no casamento, mas o pai das crianças disse que ela nunca apresentou indícios de que poderia fazer algo desse tipo. Estamos atrás dela para esclarecer algumas informações e ver se ela realmente cometeu o crime”, explicou.

Para a polícia, Izadora contou que planejava o crime há algum tempo e, segundo o delegado, ela tentou comprar uma arma de fogo para matar as filhas e tirar a própria vida, mas não obteve sucesso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos