Palmilha inteligente pode ajudar a evitar queda de idosos

Palmilha inteligente pode ajudar a evitar queda de idosos

Um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba pretende prevenir as quedas de pessoas idosas com o uso de uma palmilha inteligente. A ideia, que conta com parceria da MedSênior, Primer e financiamento da Finep, pretende trazer informações sobre pressão do pé ao pisar, características do caminhar, a postura, equilíbrio e o movimento dos indivíduos.

Batizada de SenseShoes, a palmilha inteligente pretende auxiliar na identificação do risco de quedas em idosos por meio de análise preditiva de inteligência artificial (IA). Estes dados poderão ser compartilhados e monitorados para saber a evolução dos idosos, para que seja possível constatar uma melhora nas questões de mobilidade e autonomia.

“O projeto de pesquisa vai até o fim de 2024. A ideia é que no próximo ano sejam iniciados os testes clínicos, de validação clínica, e serão realizados com pacientes atendidos pelos Núcleos de Autonomia e Independência (NAI) da MedSênior. No núcleo, o paciente participa de atividades voltadas para a manutenção ou recuperação de sua autonomia, seja para realizar atividades dentro da própria casa, para andar na rua ou para se deslocar por meio de transporte coletivo”, informou o médico André França, especialista em Operações de Saúde do MedSênior, à CNN.

A primeira versão do protótipo da palmilha já está pronta e começou a ser testadas em laboratórios, que irão avaliar os recursos de hardware e software, e suas funcionalidades de uso.

Entre as soluções utilizadas pela Palmilha Inteligente, está uma tecnologia similar ao sensor inercial, existentes em celulares. Nele, será possível reunir informações sobre o padrão do andar, equilíbrio, características musculoesqueléticas personalizadas, considerado os parâmetros de uma marcha saudável. O cruzamento de dados e acesso as informações serão possíveis por meio de um aplicativo móvel.

Queda de idosos

Segundo dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, é estimado que 40% dos idosos sofram pelo menos uma queda todo os anos. Dos que moram em locais de longa permanência, como asilo, a frequência tende de ser ainda maior: 50% podem sofrer com quedas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gaetano Di Mauro conquista vitória histórica na Stock Car em Goiânia

No domingo, 24, Gaetano Di Mauro fez história na pista de Goiânia, conquistando a vitória na corrida principal da penúltima etapa da Stock Car 2024. Este foi o terceiro triunfo do piloto na temporada atual.
Di Mauro, que será piloto da Eurofarma em 2025, demonstrou uma performance dominante desde o início do fim de semana. No sábado, 23, ele conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series, mostrando sua habilidade e consistência nas qualificatórias.
Na corrida principal, realizada em uma tarde escaldante na capital goiana, Di Mauro manteve a liderança de ponta a ponta, superando outros competidores notáveis como Ricardo Maurício. Sua vitória foi fruto de uma estratégia bem executada e de uma condução impecável.
Com esta vitória, Di Mauro reforçou sua posição na classificação geral da temporada e deixou claro seu potencial para as próximas competições. A conquista também marcou um momento especial para o piloto, que celebrou com entusiasmo ao cruzar a linha de chegada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp