Inmet emite alerta vermelho de calor para Goiás até terça-feira, 26

O calor que afeta o Brasil está cada vez mais intenso, fator que fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliasse o alerta de “grande perigo” em 11 estados e no Distrito Federal. Dentre os estados que se enquadram em áreas de perigo, Goiás aparece no aviso que se estende até a próxima terça-feira, 26.

O primeiro alerta seria até este domingo, 24, e apenas para nove estados. Entretanto, o aumento de temperaturas fez com que o Instituto estendesse tanto o prazo quanto a quantidade de áreas afetadas. Entre os estados estão: Bahia; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Pará; Paraná; Rio de Janeiro; São Paulo; e Tocantins. Além disso, o aviso também serve para o Distrito Federal.

Segundo o Inmet, o alerta vermelho é emitido quando se espera um fenômeno meteorológico muito intenso, “com probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou até mesmo à vida humana”. Especialistas já divulgaram a informação de que a elevação de temperaturas no Brasil está relacionada ao El Niño.

Cuidados com humanos

Diante do calor excessivo, é necessário que as pessoas tomem alguns cuidados extras, uma vez que a temperatura excessiva diminui a umidade relativa do ar, podendo acarretar vários problemas como respiratórios e ressecamento da pele. Por isso, a orientação do Inmet é que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas ao ar livre e evitem exposições desnecessárias ao sol em horários mais “quentes”.

Além disso, o Instituto também orienta que usem hidratante para a pele e que os ambientes sejam umidificados.

Cuidados com animais

A empresa Petz, publicou um artigo com orientações sobre como cuidar de animais de estimação durante as ondas de calor. Dentre os tópicos, é recomendado que os pets não sejam deixados em locais abafados e que, em casos de cachorros, os donos devem se atentar aos horários de passeio, evitando que seja entre 10h e 16h. De acordo com a empresa, nesses horários ocorre a maior incidência de radiação UVB, que afeta os animais e é o principal causador do câncer de pele.

Outra orientação é que os pets sejam mantidos ao máximo na sombra e sempre com água fresca e que a atenção em animais filhotes, idosos, obesos e braquicefálicos, ou seja, de crânio achatado e focinho curto, seja redobrada. É importante verificar também se a carteira de vacinação e vermifugação esteja em dia.

Para aqueles animais mais peludos, a Petz orienta que sejam tosados no calor, com objetivo de refrescá-los, mas tomando cuidado para não retirar em excesso e os expor aos raios solares. Por fim, é instruído que os pets tomem banhos refrescantes ou que sejam molhados periodicamente com spray de água fresca.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos