Festival de Esporte Adaptado abre comemorações de 21 anos do Crer

A 7ª edição do Festival de Esporte Adaptado (Fead) abriu as comemorações pelos 21 anos do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria de Estado da Saúde, celebrados nesta segunda-feira, 25.

O evento esportivo, realizado nas dependências do hospital, na última sexta-feira, 22, reuniu mais de 400 atletas, todos pacientes em tratamento na instituição. O objetivo do Festival é sempre promover qualidade de vida e inclusão física e social da pessoa com deficiência.

FESTIVAL DE ESPORTE ADAPTADO

O Fead atua no trabalho de reabilitação do paciente além de ser um agente facilitador para a integração social e familiar dos usuários do hospital. Durante a abertura do evento, o diretor-geral do Crer, Válney Luíz da Rocha, ressaltou a importância da realização do Festival.

“O Fead estimula a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, além de elevar a autoestima e isso enche meu coração de orgulho. Agradeço a participação de todos os envolvidos”, disse.

Durante as competições, todos os atletas foram premiados com uma medalha em reconhecimento ao esforço e superação de cada um dos pacientes. Ao todo, o Fead disponibilizou seis modalidades esportivas: takkyu volley, bocha, basquete de cadeiras de rodas, atletismo, natação, caminhada aquática e futsal.

Para a paciente e atleta do Crer, Lizeth Maria de Oliveira Barbosa, o Fead é uma festa maravilhosa que contribui para a independência e autonomia dos pacientes.

“Participo do Fead desde sua primeira edição. Superação é a palavra que define tudo que sinto, agradeço a Deus, ao Crer e a todos os colaboradores do hospital. Participei do festival com apresentação de dança e na modalidade de basquete em cadeiras de rodas e fico muito feliz em poder participar de momentos assim”, afirma Lizeth.

A realização do evento esportivo mostra que além da reabilitação, a instituição se preocupa em readaptar o paciente, para que ele possa voltar às rotinas do dia a dia. O esporte contribui para a superação de desafios, estimula a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, além de elevar a autoestima dos pacientes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp