Abrasel pede volta do horário de verão em carta a Lula

Em uma carta enviada ao presidente Lula, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) demonstrou seu apoio à retomada do horário de verão. No documento, também endereçado na última sexta-feira, 22, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, a Abrasel ressalta os impactos positivos que a medida poderia trazer tanto para o setor de entretenimento quanto para a economia nacional.

A implementação do horário de verão, segundo a Abrasel, poderia resultar em um aumento no faturamento estimado entre 10% e 15% dos bares e restaurantes. Em um momento em que o setor ainda se recupera dos danos causados pela pandemia, essa medida representaria um impulso significativo, beneficiando mais de 7 milhões de brasileiros que dependem dessa indústria para sua subsistência, além dos aproximadamente 1,5 milhão de empreendimentos do ramo em todo o país.

A Abrasel também destaca que o horário de verão teria um efeito positivo na economia em geral, com impactos notáveis no comércio e no turismo. Isso ocorre porque os turistas tendem a aproveitar melhor os destinos quando as horas de luz natural se estendem, permitindo que atividades ocorram até mais tarde.

Benefícios

Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, o retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias. “O que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral”, argumentou. “Além disso, seria favorável para todo o país, afinal contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, alegou.

Apoiando a proposta da Abrasel, o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan, também acredita que o horário de verão traria inúmeros benefícios para o comércio e para a sociedade em geral. Hang ressaltou que essa medida não apenas economizaria energia, mas também impulsionaria o desenvolvimento econômico, criando mais oportunidades de emprego e renda. Ele acrescentou que a extensão das horas de atividade estimularia o turismo de lazer e compras.

Sem necessidade

Em nota divulgada semana passada, o Ministério de Minas e Energia afirmou que, até o momento, não há necessidade de adotar o horário de verão no Brasil, uma medida que foi suspensa desde 2019. No entanto, vale destacar que, no final do ano passado, o presidente Lula realizou uma enquete em uma rede social, na qual 66,2% dos participantes se mostraram favoráveis ao retorno do horário de verão, enquanto 33,8% foram contra. A votação informal envolveu 2,3 milhões de pessoas.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo promove lives para empreendedores desvendarem o e-commerce

Descubra como impulsionar suas vendas online no mundo do artesanato e moda! Assista a série de lives gratuitas “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, com especialistas do Sebrae e Shopee. Aprenda o passo a passo para iniciar seu negócio online, definir o preço ideal e dominar estratégias de marketing digital para atrair clientes. As lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, no canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Com o título “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, as lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, e serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
Especialistas renomados participam das lives e ensinam o passo a passo para o sucesso no ambiente digital. Aprenda como iniciar um negócio no e-commerce, descubra a fórmula para chegar ao preço certo e domine as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.
 
“Essa iniciativa é voltada para micro e pequenos empreendedores, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e, agora, precisam de ajuda para desvendar o mercado digital. As palestras são riquíssimas em informações que podem multiplicar as vendas de quem colocar o aprendizado em prática”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
 
A abertura da série de lives, no dia 13/09, conta com a presença do palestrante Nelson M., do Time de Educação e Eventos da Shopee. Mestre em Educação, ele já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil. No dia 20/09, George Gustavo Toledo, formado em Administração e atual Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, comanda o evento.
 
No último dia de live, 27/09, o palestrante do Sebrae aborda estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
 

SERVIÇO

 
Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas Palestrante: Nelson M. Data: 13 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae Data: 20 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online Palestrante: Sebrae Data: 27 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp