Seduce oferece programação especial para mulheres, confira!

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) oferece, neste mês de março, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A programação é feita por meio das Superintendências de Gestão de Pessoas e de Patrimônio Histórico e Artístico. Dessa forma, são diversos eventos como palestras, atividades físicas, rodas de conversa, shows musicais e de dança, homenagens a artistas e produtoras culturais goianas e  audição de discos e todas as atividades são gratuitas.

A Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico oferece, nas unidades culturais da Seduce, uma programação aberta ao público geral.  A partir desta terça-feira (6), as unidades do Centro Cultural Marieta Teles (Museu da Imagem e do Som de Goiás, Biblioteca Braille e Biblioteca Pio Vargas), o Arquivo Histórico Estadual, o Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga e o Centro Cultural Octo Marques realizam atividades que visam divulgar as obras de artistas mulheres e homenagear mulheres de grande importância para a promoção da cultura em Goiás.

Já na segunda-feira (12), a escritora Marieta Telles Machado será homenageada com contação de histórias e roda de conversa na Biblioteca Pio Vargas. E na quinta-feira (15), a homenageada será a secretária Raquel Teixeira, no Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga. E para encerrar as celebrações, o Arquivo Histórico Estadual homenageia no dia na terça-feira (20), as ex-gestoras do Arquivo Histórico Estadual Carmen Lisita, Marilda de Godoi e Meire Yazigi. Além das homenagens, a programação do mês da mulher nas unidades da Seduce traz atividades de visam promover a troca de conhecimentos sobre a arte produzida por mulheres, como feira, roda de conversa e audição de discos. Confira a programação:

  • Centro Cultural Marieta Teles

Terça-feira (06/03)

Audição comentada de discos de vinil

Horário: 9 às 11:30 horas

Local: Museu da Imagem e do Som

Comentarista: Fabiana Tabaczenski

Audição comentada de discos de vinil com a professora e musicista Geógia Cynara (UEG). A curadoria priorizará os discos de intérpretes mulheres de diversos gêneros musicais, como, MPB, bossa-nova, jazz, rock.

Terça-feira (20/03)

Bate-papo: “A Mulher e a Fotografia”

Horário: 14 horas

Local: Museu da Imagem e do Som

Participação de três gerações de fotógrafas goianas – Rosary Esteves; Lisbeth Oliveira; Ana Rita Vidica;

  • Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga

Quinta-feira (15/03)

Homenagem à Raquel Teixeira

Horário: 9 horas

Local: auditório Henrique Silva

Homenagem a Raquel Teixeira, mulher goiana, com o professor reitor Edward Madureira/UFG

  • Biblioteca Braille

Sexta-feira (23/03)

Tarde Musical

Horário: 14 horas

Local: Biblioteca Braille

Tarde musical em homenagem às mulheres goianas. Convidada: cantora Fabrícia (deficiente visual).

  • Biblioteca Pio Vargas 

Segunda-feira (12/03)

Homenagem à escritora Marieta Telles Machado

Horário: 14 horas

Local: Biblioteca Pio Vargas

Homenagem à escritora Marieta Telles Machado com roda de conversa sobre a escritora Marieta Teles e contação de histórias as sobre mulheres goianas.

  • Arquivo Histórico Estadual

Terça-feira (20/03) – Homenagem às ex-gestoras do Arquivo Histórico Estadual

Horário: 17 horas

Local: Sede do Arquivo Histórico Estadual

Homenagem a Carmen Lisita, Marilda de Godoi e Meire Yazigi (ex-gestoras do Arquivo Histórico Estadual).

  • Centro Cultural Octo Marques 

Quinta-feira (08/03) – Elas Arte

Horário: 19:30 às 22:40 horas

Local: Galerias Frei Nazareno Confaloni e Galeria Sebastião dos Reis

Elas Arte – Homenagem ao Dia Internacional da Mulher (com a participação de artistas da Associação Goiana de Artes Visuais – AGAV).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mauro Cid confirma ao STF que Bolsonaro sabia de trama golpista

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava ciente de um plano para um golpe de Estado. O ex-ajudante de ordens foi ouvido pelo ministro Alexandre de Moraes na última quinta-feira, 21, para esclarecer contradições entre sua delação premiada e as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF).

De acordo com informações apuradas pela PF, a investigação revelou a existência de um plano envolvendo integrantes do governo Bolsonaro para atentar contra a vida de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes. Contudo, os advogados de Mauro Cid negam que ele tenha confirmado que Bolsonaro estava diretamente envolvido na liderança do suposto plano de execução.

Após prestar depoimento por mais de três horas, o advogado de Cid, Cezar Bittencourt, declarou que seu cliente reiterou informações já apresentadas anteriormente. A advogada Vania Adorno Bittencourt, filha de Cezar, declarou ao Metrópoles que Bolsonaro sabia apenas da tentativa de golpe.

O ministro Alexandre de Moraes validou a colaboração premiada de Mauro Cid, considerando que ele esclareceu omissões e contradições apontadas pela PF. O depoimento foi o segundo do tenente-coronel nesta semana, após a recuperação de arquivos deletados de seus dispositivos eletrônicos pela PF.

Bolsonaro indiciado pela Polícia Federal

No mesmo dia, a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. O relatório foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso no STF.

Entre os indiciados estão os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O grupo é acusado de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, atuando em seis núcleos distintos.

Bolsonaro, em resposta, criticou a condução do inquérito, acusando Moraes de “ajustar depoimentos” e realizar ações fora do que prevê a lei. As investigações continuam em andamento, com implicações graves para os envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp