Suspeitos de aplicar golpe da falsa central telefônica são presos

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (GREF/Deic), cumpriu 20 mandados de prisão, 16 de busca e apreensão, e bloqueou mais de 280 contas bancárias, nesta quarta-feira, 27. A ação tem como objetivo combater o golpe da “falsa central telefônica”.

No golpe, os suspeitos simulam um contato com o banco, enganado as vítimas para que façam transferências fraudulentas, além de furtar os cartões bancários, segundo a PCGO. De acordo com a corporação, uma idosa de Goiás sofreu o prejuízo de R$ 185 mil.

“A organização criminosa iniciou a abordagem da vítima se passando por funcionária do cartão de crédito e questionando se ela havia efetuado a compra de um televisor. A vítima, obviamente, negou a aquisição, e, então, foi orientada a desligar a ligação e ligar imediatamente para a central de relacionamento do seu banco, através do telefone constante no verso do seu cartão”, informou a PCGO.

Os suspeitos teriam se aproveitado de uma falha no sistema e simularam uma “nova” ligação da central do banco com a vítima. A ligação, para um telefone 0800, se passava por um funcionário do banco e orientava que a mulher efetuasse dois pagamentos para uma suposta “simulação” e, então, o criminoso tentaria sacar o valor.

A metodologia de aplicação do golpe seguiu e os suspeitos solicitaram que a vítima fosse a agência bancária trocar a senha, repassando-a ao falso funcionário do banco. Com isso, a mulher efetuou diversas transações bancárias diretamente pelos criminosos.

A ação contou ainda com o apoio das polícias civis de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, com suporte logístico da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp).

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Procon Goiás interdita quiosque no Aeroporto de Goiânia

Fiscais do Procon Goiás interditaram, nesta quinta-feira, 02, um quiosque localizado no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, por práticas abusivas.

A ação ocorreu devido a denúncias recebidas de que vendedores desta empresa abordavam os passageiros oferecendo “pacotes de benefícios”. Eles fechavam contrato de adesão sem consentimento do consumidor.

Em 2024, o Procon Goiás recebeu cerca de 50 reclamações contra a empresa. No site Reclame Aqui também há uma série de reclamações contra ela.

Consumidores relatam que eram abordados próximos a escada rolante do aeroporto, alguns inclusive com horário já perto ao de embarcar, por pessoas oferecendo benefícios como descontos em assinaturas de TV, revistas e passagens aéreas, entre outros. Se o passageiro se negava a aceitar, os funcionários da empresa continuavam insistindo, afirmando que era uma “oportunidade única”.

Por esse serviço, seria cobrado um valor médio de R$ 1200 e ainda davam a possibilidade de parcelamento em cartão de crédito. Uma consumidora idosa relata que uma das pessoas que estava nesse quiosque chegou a pedir o cartão dela, olhou o número de segurança na intenção de fechar o contrato. A ação foi impedida pelo filho da idosa que desconfiou do suposto golpe.

Cuidados

O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, alerta que é preciso atenção dos que transitam pelo aeroporto.

 “Muitas vezes, esses vendedores se valem da pressa dos passageiros, da vulnerabilidade de idosos, falam muitas coisas ao mesmo tempo, causando confusão no raciocínio da pessoa e acabam vencendo pelo cansaço. O consumidor tem que estar atento, negar essa contratação e não entregar nenhum tipo de documento ou cartão sem saber, de fato, do que se trata o serviço”, afirma.

Interdição

A empresa já havia sido notificada pelo Procon Goiás no final do mês de outubro de 2024, mas não apresentou documentações consideradas suficientes aos questionamentos do órgão.

Nessa nova fiscalização, a empresa foi interditada e teve suas atividades suspensas por não ter um contrato de adesão com cláusulas claras e não passar informações adequadas aos consumidores. Além de utilizar publicidade enganosa e de captar os clientes de forma abusiva.

Até que faça todas as adequações necessárias, a empresa está proibida de fazer qualquer tipo de comércio, inclusive de maneira eletrônica.

O consumidor que se sentir lesado, pode fazer reclamações ou denúncias no Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (cidades do interior). O registro pode ser feito ainda pela plataforma Procon Web.

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