Com onda de calor, moradores de Senador Canedo relatam falta de água

Com onda de calor, moradores de Senador Canedo reclamam da falta de água

Com temperaturas chegando a 38ºC, os moradores de Senador Canedo têm enfrentado diversos problemas com o abastecimento de água. Segundo relatos de moradores, o problema, que é frequente durante todo o ano, tem sido identificado no período de seca e causado problemas recorrentes no abastecimento das caixas que levam água até as residências.

Ao Diário do Estado (DE), uma moradora do bairro São Francisco 2 contou que a falta de água começou na última sexta-feira, 22, e voltou apenas nesta quarta-feira, 27. “A água chegava tão fraca que não subia na caixa e em poucos minutos acabava”, contou ela.

Outra moradora do mesmo bairro informou que, não só o São Francisco 2, mas outros setores estão sem água e que o problema tem persistido quase o mês inteiro.

“Aqui em casa estamos tendo que comprar água para praticamente tudo, sem contar que por conta da falta de água, estamos tendo dificuldade para encontrar nas distribuidoras”, informou.

Ainda segundo a mulher, que não quis se identificar, quando finalmente chega nas residências, a água chega meio suja e quase impossível de ser ingerida.

Uma das moradoras alegou ter entrando em contato com a Agência de Saneamento de Senador Canedo (SANESC) diversas vezes e ouviu dos atendentes que a residência estava tendo um “alto consumo de água” e que foi informado que logo seria normalizado o abastecimento. Já outra moradora tentou entrar em contato, mas não foi atendida.

Falta de água e suspensão de abastecimento

Desde o começo do ano, a falta de água e o enfraquecimento do abastecimento têm atingido Senador Canedo. Obras estão sendo feitas em adutoras de água para aumentar a capacidade de distribuição de água no município, ocasionando a suspensão da captação de água durante 16 horas.

Esse teria sido um dos motivos para a falta de abastecimento nos últimos meses. Segundo a SANESC, na última semana, a captação da água foi afetada por uma obra em uma autora da cidade visando o aumento do abastecimento ao município. A obra teria durado um pouco mais do que o programado, mas o abastecimento foi religado assim que finalizado.

Além disso, a onda de calor teria aumentado o consumo de água e abaixado o nível do reservatório de água. A queda teria ocorrido em 20% dos bairros do município, devido à falta de pressão nas adutoras para encher as caixas de abastecimento.

A agência informou ter entrando em contato com moradores e disponibilizado caminhões pipas para moradores da Vila Galvão, também afetados pela falta de água. O abastecimento foi normalizado na noite desta quarta-feira, 27.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos