Terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em Goiânia ocorre neste sábado, 30

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, 30, das 9h às 17h, a terceira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2023. Com 139 postos de vacinação distribuídos em diversos pontos das regiões Oeste e Sudoeste da cidade, a iniciativa tem como objetivo imunizar cães e gatos com mais de três meses de vida contra a raiva.

A ação contempla unidades de atenção à saúde, escolas municipais e estaduais, sedes de associações, igrejas, comércios, praças, parques e até mesmo pet shops localizados estrategicamente. O calendário de vacinação teve início há duas semanas e já imunizou um total de 63.914 animais, sendo 55.826 cachorros e 8.088 gatos. A campanha seguirá até o final deste mês e disponibiliza doses em todas as sedes dos Distritos Sanitários da cidade, bem como em quatro pontos fixos em parceria com a Prefeitura de Goiânia.

O diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Murilo Mariano Reis, destaca a importância da vacinação contra a raiva, uma doença grave e letal que pode ser transmitida tanto para humanos quanto para animais por meio da saliva de mamíferos infectados, geralmente por mordidas, arranhões ou lambidas. Ele enfatiza que a vacinação é fundamental para evitar a propagação do vírus, que tem sido identificado em áreas urbanas.

Pontos fixos
A vacinação antirrábica continua, durante a semana, das 9h às 17h, até o dia 7 de outubro, nas sedes dos distritos sanitários das regiões Sul, Leste, Campinas/Centro, Noroeste, Oeste e Sudoeste. Além disso, quatro pontos fixos estão à disposição para a imunização: Unidade de Vigilância em Zoonoses, Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet), Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Faculdade de Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Para facilitar a vacinação de tutores que possuem mais de cinco animais, a Unidade de Vigilância em Zoonoses disponibiliza telefones para agendar a vacinação em casa, sendo eles: 3524-3131, 3524-3129 (WhatsApp) e 3524-3130 (plantão).

Raiva
A SMS ressalta que a raiva é uma doença grave, e a vacinação é a melhor forma de proteger tanto os animais domésticos quanto os humanos. Na área urbana, a raiva é mais frequentemente transmitida por cães e gatos infectados.

Animais com suspeita de raiva apresentam sintomas como salivação excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas e alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros. “Não deixe de proteger seu animal de estimação e contribuir para a prevenção da raiva em Goiânia”, orienta Murilo Reis.

A lista completa dos locais de vacinação pode ser encontrada em:
saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-antirrabica-2023

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp