Escolas, Cmeis e unidades administrativas da Educação escolhem representantes da CIPA nesta quinta-feira, 05

Os servidores de 126 instituições educacionais, incluindo escolas, centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) e unidades administrativas da Secretaria Municipal de Educação (SME) escolhem os seus representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) nesta quinta-feira, 05. Titulares e suplentes serão escolhidos por meio de processo eleitoral para a Gestão 2023/2025.

Cada unidade escolhe dois representantes, um titular e um suplente para a Cipa. Outras 238 instituições não realizarão processo eleitoral e terão servidores designados pelos diretores. Após a finalização do pleito, os servidores eleitos passam por treinamento de 12 horas, que será realizado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME.

A CIPA tem por objetivo colaborar na implementação das ações de saúde do trabalhador e informar à administração do órgão que a constituiu as percepções dos servidores acerca dos riscos e incômodos a que estão sujeitos. A Comissão eleita também tem como atribuição sensibilizar os trabalhadores com adoção de hábitos e comportamentos seguros, para a preservação da saúde e qualidade de vida.

De acordo com secretário de Educação, Rodrigo Caldas, é muito importante ter uma Cipa atuante. “Os membros da Cipa contribuem para o trabalho mais saudável e são treinados para que possam verificar os ambientes e as condições para a segurança e saúde dos trabalhadores”, ressalta o secretário.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp