Preço de cesta básica em Goiânia diminui 10,46%, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada nesta quinta-feira, 05, mostra que o preço da cesta básica diminuiu em 14 capitais brasileiras, dentre elas Goiânia. Segundo o levantamento, a capital goiana reduziu em 1,65% o valor mensal e, no acumulado anual, soma uma queda de 10,46%.

A pesquisa revela que as capitais que mais tiveram queda no valor foram Brasília (-4,03%), Porto Alegre (-2,48%) e Campo Grande (-2,32%). Considerando as altas, apenas três capitais brasileiras apresentaram, sendo elas Vitória (3,18%), Natal (3,06%) e Florianópolis (0,5%). Em valores reais as cestas básicas mais caras do Brasil custam R$ 747,64 (Florianópolis), R$ 741,71 (Porto Alegre) e R$ 734,77 (São Paulo).

Em Goiânia, nos nove meses de 2023, o custo da cesta básica diminuiu em -10,46%, sendo uma das taxas mais expressivas do país.

Produtos da cesta

A pesquisa também mostra o comportamento dos preços dos produtos que contém na cesta, como o quilo da batata. Segundo o levantamento, o preço do produto diminuiu em nove das 10 cidades do Centro-Sul, sendo as maiores quedas em Brasília (-26,01%), Porto Alegre (-19,93%) e Belo Horizonte (-19,17%). Se considerado o período de 12 meses, todas as cidades variaram de forma negativa, exceto Vitória (5,26%). Em Goiânia, a variação foi de (-1,76%).

O valor da carne bovina caiu em 15 das 17 capitais pesquisadas, com elevações apenas em Natal (3,30%) e Vitória (2,90%). Considerando 12 meses, o preço em Goiânia sofreu queda de -14,64%.

Em relação ao leite integral e a manteiga, os valores diminuíram em 14 capitais entre agosto e setembro, mas Goiânia não está entre elas. Inclusive, a maior alta registrada foi na capital goiana, com 3,61%. O cenário muda quando se fala em café em pó. O valor do produto diminuiu em 13 capitais e Goiânia recebeu destaque, com queda de -16,54%. Os maiores aumentos registrados foram em João Pessoa e Belo Horizonte.

Goiânia também registrou alta no acumulado de 12 meses no quilo do arroz agulhinha, com 23,08%.

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Ministro da Agricultura apoia suspensão de fornecimento de carne ao Carrefour Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou nesta segunda-feira, 25, seu apoio à decisão de frigoríficos brasileiros de interrupção o suficiente de carne ao Carrefour no Brasil. A medida foi uma resposta às declarações do CEO global da rede, Alexandre Bompard, que anunciou na última quarta-feira, 20, que o Carrefour deixará de comprar carne do Mercosul, alegando riscos relacionados ao cumprimento de critérios

A decisão do Carrefour foi anunciada em meio aos protestos de agricultores franceses contrários ao acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Embora a extensão da restrição não tenha sido inicialmente esclarecida, a empresa informou posteriormente que a medida se aplica às lojas em França. A postura do Carrefour gerou críticas tanto de representantes do governo quanto de agricultores do bloco sul-americano.

Em entrevista à Globonews, Fávaro criticou o tom utilizado pela Bompard ao abordar a qualidade da carne brasileira, considerando as declarações inaceitáveis. “Não é pelo boicote econômico, mas pela forma como o CEO do Carrefour tratou a questão. Ele colocou em dúvida a qualidade sanitária da carne brasileira, algo inadmissível”,

Fávaro também defendeu o rigor ambiental e sanitário do Brasil, ressaltando que o país possui um dos Códigos Florestais mais exigentes do mundo. Ele classificou as discussões do Carrefour como uma tentativa de criar barreiras comerciais. “A França compra carne do Brasil há 40 anos. Só agora resolvi detectar um problema? Isso é absurdo. Se o Carrefour na França não quer carne brasileira, nossos fornecedores estão certos em não fornecer o produto nem para as lojas no Brasil”, declarou.

Em resposta, o Carrefour Brasil emitiu uma nota informando que a suspensão da quantidade de carne impacta seus clientes e que a empresa está buscando soluções para normalizar o abastecimento do produto em suas lojas

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