Teatro Goiânia sedia Festival de Teatro Infantil durante Semana da Criança

A 6ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin) será realizada no Teatro Goiânia nesta terça, quarta e quinta-feira, 10, 11 12. Com apresentações de sete espetáculos de cinco grupos teatrais, a programação é gratuita e acessível, contando com intérpretes de libras e audiodescrição em todas as peças. O projeto tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (Fac).

“O Festin sempre aconteceu aos finais de semana, mas, desta vez, estamos realizando no meio da semana, a fim de receber escolas, projetos sociais e entidades que desenvolvem trabalho com crianças e jovens. Decidimos pela Semana da Criança para realmente presentear a comunidade com arte, cultura e educação”, diz Hélio Martins, produtor cultural e idealizador do festival.

A edição traz grupos goianos regionalmente conhecidos e premiados, como a Companhia Flor do Cerrado, Cidade Livre e Teatro Destinatário. Todos os espetáculos têm entradas gratuitas, porém limitadas à capacidade do teatro. Os interessados podem retirar os ingressos no Teatro Goiânia uma hora antes do evento. Já as escolas e projetos que querem garantir a entrada devem fazer agendamento prévio pelo telefone (62) 98145-8939.

Com intuito de promover a inclusão, esta edição do festival também vai contar com uma apresentação preparada para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A iniciativa faz parte do projeto Teatro Azul, que tem como objetivo oferecer uma experiência de espetáculo mais confortável e acessível. Entre as adaptações para esta peça estão a redução da luz e do volume do som, além da instalação de monitores na plateia. Também não haverá filas e poltronas marcadas, permitindo que as crianças se movimentem pelo local.

Programação

10/10 (terça-feira)
9h – Abertura
9h15 – Espetáculo CaixaMundoEu – Ludmyla Marques
15h – O Mundo Mágico de Dorothy – Cia Flor do Cerrado

11/10 (quarta-feira)
9h – Histórias para contar outra vez – Teatro Destinatário
15h – Mariazinha e Chiquinho na Terra do Rei do Baião – Cia Flor do Cerrado

12/10 (quinta-feira)
10h – Autismo no palco – NAIA Autismo Goiânia
16h – Histórias para Sonhar Acordado – Teatro GTI
18h15 – Entre Letras: Encantados – Cia Cidade Livre

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp