Indústria goiana registra 7ª maior alta do país

Indústria goiana registra 7ª maior alta do país

A indústria goiana registrou a 7ª maior alta do país segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10/10). Os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) apresentaram crescimento de 5,6% em agosto deste ano, na comparação com igual período de 2022.

De acordo com os números, na passagem de julho para agosto, a produção industrial goiana subiu 1 %, ficando acima da nacional, que variou 0,5%. Entre janeiro e julho deste ano, Goiás registrou crescimento de 1,8% e, no acumulado dos últimos doze meses, 1,7%.

“Estamos entre os sete estados com melhor posição no Brasil, com destaque para o crescimento em atividades importantes da economia, entre elas, o setor de alimentos”, enfatiza o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

A alta na atividade industrial, em Goiás, foi puxada pela fabricação de produtos alimentícios, que variou 10,3% em agosto, contribuindo com 4,15 pontos percentuais do avanço total de 5,6% nos últimos doze meses. Atividade do setor acumula alta de 6,1% no ano.

Destaque, também, para a fabricação de produtos químicos, que variou 27,7% em agosto. Em seguida, aparece a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com salto significativo no mês de 16% e de 8,7% nos primeiros oito meses do ano. Por outro lado, apresentaram quedas, em agosto, as seguintes atividades: fabricações de coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis; veículos automotores, reboques e carrocerias; máquinas e equipamentos; indústrias extrativas; e vestuário.

Nacional

No Brasil, a indústria avançou em nove dos 15 estados pesquisados, entre eles, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. Na contramão, unidades da federação como Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Bahia e Pará registraram recuos.

A PIM gera indicadores de produção mês a mês para indústrias extrativa e de transformação. As informações permitem analisar nível de produção ao longo do tempo para estado específico ou entre unidades da federação em diferentes setores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos