HGG promove evento sobre o Dia Mundial do Rim

O Hospital Alberto Rassi (HGG), em parceria com a Sociedade de Nefrologia (SBN), com intuito de promover nesta quinta-feira (8), entre 7 e 16 horas, um evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim. A programação faz parte do projeto Saúde na Praça, dessa forma é realizado na Praça Abrão Rassi em frente a unidade, que fica na Avenida Anhanguera, Setor Oeste, em Goiânia. O evento comemora também a marca de 100 transplantes renais realizados no hospital.

O tema da campanha nacional deste ano é “Saúde da Mulher: Cuide de seus rins”, já que o evento será realizado no Dia Internacional da Mulher. Com isso, serão oferecidos gratuitamente serviços como orientação com nefrologistas e nutricionistas, análise de urina, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e teste de diabetes serão oferecidos aos interessados durante toda a programação do dia. Os participantes farão suas inscrições, medirão a pressão arterial e a glicemia, terão seu IMC calculado e depois haverá uma triagem. Caso existam fatores de risco, a urina é examinada e os médicos farão a orientação necessária para o caso.

Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim que foi proposto pela Sociedade Internacional de Nefrologia, é uma iniciativa global, em parceria com as sociedades nacionais de diversos países, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre doenças renais e os meios de preveni-las. São realizadas campanhas com o intuito de esclarecer a população e até mesmo profissionais de outras áreas sobre diferentes aspectos da doença renal, incluindo informações desde a prevenção até o tratamento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp