Goiânia promove melhorias no trânsito na região do Negrão de Lima

Goiânia promove melhorias no trânsito na região do Negrão de Lima

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), inicia na quinta-feira, 12, uma série de melhorias no trânsito na região do Setor Negrão de Lima. O objetivo da intervenção é melhorar a fluidez de veículos e pedestres.

O projeto contempla inversão de sentido de cinco ruas do Negrão de Lima, uma forma de ordenar o trânsito do bairro que cresceu consideravelmente nos últimos anos com a construção de condomínios verticais, além de centros comerciais. Além disso, será feita a retirada de canteiro central, implantação de binário e retirada de semáforo.

“A região possui um grande fluxo de veículos particulares, transporte coletivo e de pedestres, por isso a necessidade do novo ordenamento viário. A gestão do prefeito Rogério entende que existe necessidade de enfrentar esses gargalos e nossa engenharia está empenhada no sentido de implantar projetos que melhorem o tráfego da cidade,” explica o secretário municipal de Mobilidade Marcelo Torrubia.

O bairro tornou-se uma rota para os condutores que seguem no sentido Leste Vila Nova, no encontro com as Avenidas São Francisco e Vereador José Monteiro, que dão sequência à 5ª Avenida. “Com o aumento do fluxo, o sentido duplo não comporta a atual realidade viária, por isso nosso projeto prevê um novo ordenamento”, detalha o titular da Mobilidade.

Veja como fica o trânsito

Alteração de sentido de via para mão única:

  • Avenida Maria Bernardete ( Da Avenida Armando de Godoy a Rua Lauro Jacques)
    -Avenida Maria Bernadete (Da Rua 410 a Rua Lauro Jacques)
    -Rua Lauro Jacques (Da Avenida Maria Bernardete a Rua Maria Alice)
    -Rua Euvaldo Lodi (Da Rua Maria Alice a Rua 410)
    -Rua Roberto (Da Rua Senador Péricles a Avenida Vereador José Monteiro)
    -Rua Jules Veres (Da Avenida Vereador José Monteiro a Rua Dona Santinha)
    -Rua Maria Alice (Da Rua Lauro Jacques a Avenida Vereador José Monteiro)

Implantação de rotatória:

  • Avenida Armando de Godoy x Rua Roberto X Avenida Senador Péricles

Implantação de cruzamento semaforizado:

  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Roberto

Reconfiguração de semáforo:

  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Maria Alice

Implantação de taper:

  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Comendador Negrão De Lima
  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Jules Veres

Fechamento do retorno:

  • Avenida Vereador José Monteiro x Rua Nepomuceno

Sentido de via inalterado:

  • Rua 410 (Entre Rua Comendador Negrão de Lima e Avenida Maria Bernardete)
  • Rua Nepomuceno (Entre Avenida Vereador José Monteiro e Rua Lauro Jacques)
  • Rua Dona Mariquinha (Entre Rua Maria Alice e Avenida Meia Ponte)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp