Cidadãos palestinos e estrangeiros estão na nas cidades do sul da Faixa de Gaza aguardando a abertura das fronteiras com o Egito para fugir do conflito entre o grupo palestino Hamas e o governo israelense. Entre os estrangeiros, um grupo de 17 brasileiros também aguarda a autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira e ir para o aeroporto de Cairo.
São mais de um milhão de pessoas tentando deixar o território pela fronteira com o Egito, antes do exército israelense entrar na região por terra. Com mediação dos Estados Unidos, o Egito e Israel negociam a criação de um corredor para saída de estrangeiros da Faixa de Gaza, pela passagem na cidade de Rafah.
Conflito
O conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas começou no dia 7 de outubro, após um ataque do Hamas na fronteira da Faixa de Gaza, quando lançou 5 mil foguetes. No mesmo dia, o governo israelense lançou bombas em direção à Faixa de Gaza, atingindo civis palestinos. Até o momento, há mais de 4 mil pessoas mortas, 2,6 mil na Faixa de Gaza e 1,4 em Israel.
Entre os mortos há pessoas de diversas nacionalidades: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Tailândia, Nepal, Camboja e Paraguai. Entre as pessoas mortas, algumas tinham também nacionalidade israelense. Juntos, esses países têm 51 pessoas entre os assassinados no conflito.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)