Prefeitura de Goiânia disponibiliza mais de 760 vagas para cursos gratuitos

Prefeitura de Goiânia disponibiliza mais de 760 vagas para cursos gratuitos

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Sine Municipal, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), disponibiliza 762 vagas para mais de 20 cursos de qualificação profissional gratuitos. As inscrições serão abertas nesta quarta-feira (18/10), com previsão de encerramento no dia 30 de outubro ou até o preenchimento de todas vagas.

Pessoas com idade acima de 18 anos podem se inscrever, das 8h às 17h, no Sine Municipal de Goiânia, localizado na Rua 1, 147, Setor Central. A confirmação da inscrição será fornecida no momento da matrícula. Além do certificado de conclusão, serão disponibilizados lanche e vale-transporte para os alunos.

“Neste ano, já alcançamos um marco notável com mais de 1.609 inscritos nos nossos cursos profissionalizantes gratuitos. Além disso, mais de mil pessoas concluíram com sucesso esses programas de qualificação. Ao investir em seu aprimoramento, os indivíduos fortalecem sua posição no mercado de trabalho, o que contribui não apenas para seu próprio sucesso, mas também para o progresso da sociedade”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa, Diogo Franco.

A carga horária dos cursos varia de 40 a 160 horas. As aulas serão ministradas a partir do dia 30 de outubro, nos períodos matutino, vespertino e noturno, na Faculdade Delta, localizada na Avenida São Carlos, 911, Jardim Planalto.

Há oportunidades para os seguintes cursos profissionalizantes: alongamento de cílios; alongamento de unhas; modelagem e henna para sobrancelhas; garçom; informática básica; informática intermediária; auxiliar de contabilidade; montagem e manutenção de computadores; operador de caixa; rotinas administrativas; massoterapia; administração pessoal; corte e costura; pedreiro de acabamento; cabeleireiro; barbeiro e design de barbas; frentista; maquiagem; cuidador de idosos; eletricista predial e coaching.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gabinete de crise das UTIs de Goiânia reduz tempo de espera e amplia oferta de leitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, alcançou resultados expressivos no encaminhamento de pacientes para internação em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante os 18 dias de atuação do Gabinete de Crise das UTIs de Goiânia, 1.082 pacientes foram encaminhados para esses leitos, com todas as demandas autorizadas em menos de 24 horas.

A parceria se mostrou eficaz ao reduzir o tempo de espera dos pacientes nas unidades, além de identificar e corrigir rapidamente as dificuldades enfrentadas pela equipe de trabalho, destacou o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos. Além de otimizar a utilização dos leitos existentes, o gabinete contribuiu para ampliar a oferta com a abertura de novos leitos em diferentes unidades hospitalares.

Foram abertos 20 novos leitos de UTI adulto no Hospital Ruy Azeredo, 16 leitos de UTI no Hospital das Clínicas (10 adultos e 6 pediátricos), 40 leitos de UTI (20 adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais) e 32 leitos de enfermaria no Hospital Estadual de Águas Lindas. “Esses resultados demonstram a eficácia da estratégia de organização e cooperação para melhorar a saúde da população”, afirmou Rasível Santos.

Com essas medidas, a otimização dos leitos também reduziu significativamente a demanda por vagas. As solicitações diárias de leitos de UTI caíram de uma média de 24 para 5, enquanto as de enfermaria foram reduzidas de 174 para 78. “Nunca houve um funcionamento tão eficiente, mesmo enfrentando uma crise como essa”, declarou o médico Elter Borges, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Aliança com o Samu e Corpo de Bombeiros

Na tarde desta segunda-feira, 16, a reunião do Gabinete de Crise focou na criação de uma aliança entre os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Metropolitana da capital, para apoiar o município durante o atual momento enfrentado. Representantes dos Samus de Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo se comprometeram a apoiar a SMS de Goiânia com o transporte de pacientes e a disponibilizar profissionais para a realização de plantão no Samu da capital.

Também foi publicada uma portaria que prevê uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), autorizando que o efetivo da corporação tripule ambulâncias do Samu de Goiânia para realizar transporte entre os hospitais, quando necessário. A SMS da capital confirmou a convocação de novos técnicos de enfermagem para atuar nas Upas e Cais do município.

Gabinete de Crise

O Gabinete de Crise foi criado pela SES-GO para dar suporte à situação emergencial da saúde em Goiânia. O objetivo é monitorar, planejar, estruturar, mobilizar e coordenar ações integradas de preparação, alerta e resposta, envolvendo órgãos públicos estaduais e municipais em medidas conjuntas para mitigar a crise de saúde pública no município.

A coordenação do gabinete é liderada pela SES-GO, enquanto as unidades municipais executam as ações na gestão e área hospitalar, garantindo um monitoramento eficaz do cenário geral. A SES-GO implantou 13 gabinetes de crise em unidades municipais, que diariamente repassam informações para o gabinete central.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp