Jovem aparece em vídeo do Hamas e mãe implora pela volta da filha

A jovem franco-israelense Mia Schem foi a protagonista do primeiro vídeo de reféns divulgado pelo Hamas na segunda-feira, 16. Nas imagens, ela aparece com o braço enfaixado e diz que foi levada quando voltava de uma festa em Sderot, cidade israelense próxima a Faixa de Gaza.

No vídeo, a jovem pede para que os familiares a tirem do domínio do Hamas “assim que possível”. Sobre o braço enfaixado, ela afirma que recebeu tratamento em um hospital em Gaza após ter um ferimento na mão.

Diante da prova de vida de Mia, a mãe da jovem, Keren Sharf Schem, falou em uma entrevista coletiva para jornalistas e disse que implora pela volta da filha. “Estou implorando ao mundo que traga a minha bebê de volta para casa. Ela só foi a uma festa para se divertir e agora está em Gaza”, disse.

De acordo com o “The Wall Street Journal”, Emmanuel Macron, presidente da França, pediu liberação imediata de Mia. Entretanto, segundo o jornal “The New York Times”, não é possível saber exatamente quando o vídeo foi gravado, mas que há indicações de que parte das imagens tenha sido gravada há ao menos seis dias.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos disse que acredita que a jovem falou sob coerção, isto é, estava sendo forçada a falar aquilo. O vídeo de Mia foi descrito como um “terror psicológico” contra os cidadãos israelenses.

O braço armado do Hamas, Al-Qassam, anunciou, ainda na segunda-feira, que não israelenses são “convidados” e que serão soltos “quando as circunstâncias permitirem”.

Terrorismo

Por meio de comunicado, o exército de Israel afirmou que o Hamas pretende se retratar como organização humanitária, mas que é “uma organização terrorista assassina responsável pelo assassinato e sequestro de bebês, mulheres, crianças e idosos”.

O governo israelense identificou 199 reféns, civis e soldados nas mãos do Hamas. Entre os reféns estão crianças, mulheres, idosos, trabalhadores estrangeiros e pessoas com dupla nacionalidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gaetano Di Mauro conquista vitória histórica na Stock Car em Goiânia

No domingo, 24, Gaetano Di Mauro fez história na pista de Goiânia, conquistando a vitória na corrida principal da penúltima etapa da Stock Car 2024. Este foi o terceiro triunfo do piloto na temporada atual.
Di Mauro, que será piloto da Eurofarma em 2025, demonstrou uma performance dominante desde o início do fim de semana. No sábado, 23, ele conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series, mostrando sua habilidade e consistência nas qualificatórias.
Na corrida principal, realizada em uma tarde escaldante na capital goiana, Di Mauro manteve a liderança de ponta a ponta, superando outros competidores notáveis como Ricardo Maurício. Sua vitória foi fruto de uma estratégia bem executada e de uma condução impecável.
Com esta vitória, Di Mauro reforçou sua posição na classificação geral da temporada e deixou claro seu potencial para as próximas competições. A conquista também marcou um momento especial para o piloto, que celebrou com entusiasmo ao cruzar a linha de chegada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp