Campanha Estadual de Multivacinação imuniza mais de 84 mil jovens

A Campanha Estadual de Multivacinação 2023 realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com as prefeituras, imunizou 84.462 mil crianças e adolescentes de até 15 anos do dia 30 de setembro a 14 de outubro.

O objetivo da iniciativa foi atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura. Durante a ação, foram aplicados 17 imunizantes, que protegem contra mais de 30 doenças, em mais de 970 salas nos 246 municípios goianos.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim reforça que o resultado foi muito positivo, pois em 15 dias, houve uma boa resposta da população. Mas é necessário aumentar os números ainda mais.

“É por isso que o nome do nosso programa de recuperação é Vacina Mais Goiás. Precisamos alcançar coberturas altas para que doenças como a paralisia infantil não voltem ou para que surtos de meningite não aconteçam em escolas”, alerta.

MULTIVACINAÇÃO

A gestora ainda reforçou que a vacina é segura, eficaz e salva todos os anos milhares de vidas.

“Os pais ou responsáveis estão entendendo a importância da vacinação e percebem que a vacina é segura e protege. Por isso, aqueles que ainda não puderam levar as crianças e adolescentes nos postos devem fazê-lo, porque as vacinas estão disponíveis”.

 

Ao todo, 133.257 crianças e adolescentes foram a uma unidade durante os dias da ação. Desse total, 36% dos que compareceram já estavam com a caderneta de vacinação atualizada. Mesmo com o fim da campanha, os postos das prefeituras estarão funcionando normalmente.

Vale lembrar que em Goiás será necessária a apresentação de um certificado de vacinação durante a matrícula em todas as escolas, públicas ou particulares. Esse documento foi instituído pela Lei nº 22.243, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado em 28 de agosto, e abrange todos os estudantes de até 18 anos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.

VACINAS

A campanha disponibiliza um total de 17 vacinas previstas do Programa Nacional de Imunização (PNI). Elas protegem contra mais de 30 doenças diferentes, incluindo a poliomielite (paralisia infantil), coqueluche, meningite e difteria.

“Após o dia 14 de outubro, essas vacinas ainda serão disponíveis para a população. Porém, não com tantas salas de vacina e não com tantos horários alternativos, voltando a rotina das salas de vacina de cada município”, explica superintendente da SES, que ressalta a importância da vacinação.

“Para evitarmos o retorno de doenças erradicadas ou já controladas, é importante vacinar todas as crianças e adolescentes. A vacina protege e é segura”, conclui.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos